Em pronunciamento realizado na manhã desta quarta (23), o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT), ressaltou o potencial de crescimento da chamada economia do mar no Ceará.
“O mar engloba diversos setores produtivos: pesca, energias renováveis, esportes náuticos, indústria naval, turismo e infraestrutura. A governadora Izolda já anunciou a implantação da primeira indústria de hidrogênio verde até o final do ano. Só o setor pesqueiro concluiu o ano de 2021 com um total de pescados exportados de 102 milhões de dólares. Sem dúvida, a economia do mar será uma das prioridades do governo Elmano”, ressaltou.
Acrísio lembrou que a extensão da área marinha do Ceará é de 249 mil km, enquanto a área terrestre possui 149 mil km2, com 573 km de costa.
“Por isso, as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico estão trabalhando em conjunto, de forma a garantir um desenvolvimento dentro de padrões ambientalmente sustentáveis”, explicou.
Entre as ações governamentais previstas estão a elaboração do Plano Estadual de Proteção aos Manguezais; utilização de água de reúso na produção do hidrogênio verde; a elaboração de um Planejamento Costeiro e Marinho e a articulação do Movimento Ceará Sem Lixo do Mar.
FOTO: Eduardo Lacerda/Sema