A Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca já está formalmente constituída, com publicação no Diário Oficial do Estado. Presidida pelo autor da ideia, deputado De Assis Diniz (PT), a Frente possui 22 parlamentares e já nasce com uma série de bandeiras e compromissos.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos produtores às inovações tecnológicas para aumentar a produção e utilizar ferramentas adequadas para facilitar o manuseio. Defender junto à sociedade estes produtos, sua regionalização e sua identificação. Além disso, buscar diminuir os custos, valorizar e garantir a comercialização a um preço justo”, explica De Assis.
Ele adianta que há vários desafios a serem implementados, tais como comercializar a produção direto ao consumidor, incentivar a venda nas feiras municipais, certificação dos produtos orgânicos, criar linhas de
crédito, tendo como modelo as do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF.
“Outra luta importante será pela criação de linhas de crédito para ampliar o uso da energia fotovoltaica para diminuir o custo da energia
elétrica na produção (leite, irrigação e ordenha mecânica), para custeio agropecuário, para pequena irrigação, para adquirir implementos agrícolas. Na pesca, fortalecer as colônias dos pescadores artesanais, onde possam guardar seus produtos para comercialização”, adianta De Assis.