Em jogo de muita emoção, o Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira chegou a sair na frente com gol de Neymar, aos 15 minutos do 1ºT da prorrogação, mas sofreu o empate na segunda etapa, com Petkovic, aos 11 minutos do 2ºT da prorrogação. Nas cobranças de pênalti, a Canarinho perdeu duas batidas com Rodrygo e Marquinhos, enquanto os croatas acertaram todas e, assim, avançaram à semifinal.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado, o Brasil chegou a criar boas chances, mas os tentos pararam nas mãos do goleiro Livakovic. No segundo tempo, a Canarinho seguiu pressionando, no entanto, não conseguiu furar o bloqueio croata.
Já na prorrogação, o Brasil chegou ao gol com Neymar. Aos 15 min do 1º T, o atacante tabelou com Rodrygo e Paquetá, recebeu dentro da área, driblou o goleiro e abriu o placar para a Canarinho. A Croácia chegou ao empate aos 11 minutos do 2ºT da prorrogação, após contra-ataque e gol de Petkovic.
Com o empate na prorrogação, a decisão pela vaga na semifinal foi para a disputa de pênaltis. A seleção croata iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Pelo lado brasileiro, Rodrygo foi o primeiro e parou nas mãos de Livakovic. Na sequência, Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas, no entanto, Marquinhos acertou a trave direita.
Argentina também classificada
O adversário da Criácia na semifinal também saiu de uma disputa de pênaltis. A Argentina chegou a fazer 2×0 na Holanda, com atuação decisiva de Messi.
Aos 38’, ele deu uma assistência sensacional para o lateral Molina fazer 1×0. Na segunda etapa, o próprio Messi fez o segundo aos 28’ em cobrança de pênalti sofrido por Acuña.
A Holanda, porém, não se deu por vencida e foi buscar o empate. Aos 38, Berghuis levanta da direita e o grandalhão Weghorst desvia de cabeça para o fundo das redes. E no último lance da partida, em cobrança de falta ensaiafa, Koopmeiners passa curto dentro da área para o mesmo Weghorst, que faz o giro e chuta rasteiro empatando o jogo.
Na prorrogação, a Argentina voltou a pressionar e criou ótimas chances de garantir a vitória. A última delas já no finalzinho, quando Enzo Fernandez acertou a trave holandesa. 0x0 foi o placar do tempo extra.
Nos pênaltis, a Holanda desperdiçou duas cobranças. Lautaro converteu a última e classificou os argentinos, que enfrenta a Croácia pela semifinal, na próxima terça-feira, 13.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF