Chairman da Fortescue visita a FIEC e expõe desejo de ajudar o Ceará a ser líder mundial de Hidrogênio Verde

A Fortescue é uma das 34 empresas com memorando de entendimento assinado com o Governo do Estado para integrar o Hub de H2V no Ceará.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Ascom/FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na última sexta-feira (10) a visita do Chairman (presidente) da Fortescue, Dr. Andrew Forrest AO. O Chairman veio falar aos líderes industriais cearenses sobre o trabalho da multinacional australiana nas áreas de energias renováveis e descarbonização e o projeto da planta de Hidrogênio Verde que será implantada no Estado. O empresário e filantropo foi recepcionado pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que também é Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“É um momento muito especial para nós. Desde o início, temos apostado muito na Fortescue, pelo tamanho da empresa e pelo trabalho de todo o grupo que a compõe. Hoje o Dr Andrew viu que governo, academia e indústria no Ceará estão de mãos dadas, estendendo o tapete para recebê-los. Agradeço a todos que fazem a Fortescue por estarem aqui”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Forrest compartilhou insights sobre os avanços da multinacional australiana nas áreas de energias renováveis e descarbonização. Um dos pontos centrais abordados foi o ambicioso projeto da planta de Hidrogênio Verde, parte do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. Essa iniciativa faz parte de um memorando de entendimento assinado entre 34 empresas, incluindo a Fortescue, e o Governo do Estado.

O Chairman expressou sua animação em trabalhar no Brasil e, especificamente, no Ceará. Ele enfatizou a urgência de ações para combater o aquecimento global, ressaltando a importância da descarbonização. O projeto da Fortescue no Porto do Pecém inclui uma estação elétrica, espaços para armazenamento de hidrogênio e amônia verde, eletrolisadores e outras estruturas cruciais para a produção sustentável de energia.

“Estou muito feliz por trabalhar no Brasil e fazer com que o Ceará seja líder mundial de Hidrogênio Verde. O Ceará é um dos melhores lugares da América Latina para investir. Temos que começar a reunir os empreendedores locais de todos os setores para pensar diferente e fomentar um combustível diferente”, destacou o Chairman. “Acreditamos que tornar nossa indústria verde é um negócio maravilhoso e é absolutamente necessário fazer essa mudança”, completou.

O evento contou com a presença de importantes figuras, como o 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o Presidente da Fortescue na América Latina, Agustín Pichot; o CEO da Fortescue no Brasil, Luis Viga, entre outros representantes e convidados.

Antes da visita à FIEC, Andrew Forrest teve encontros estratégicos no Brasil, incluindo reuniões com o ex-presidente Lula, em Brasília, e o Governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. Sua passagem pelo Ceará incluiu uma visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde pôde conhecer de perto a estrutura que abrigará parte significativa do projeto inovador da Fortescue.