Cozinhas solidárias: Alece entrega 1º lote em Fortaleza

As unidades selecionadas para receberem os itens são responsáveis pela produção de centenas de refeições diárias para cearenses em situação de vulnerabilidade social nos bairros Jardim Guanabara, Barra do Ceará e Vila Velha.
Foto Dário Gabriel

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Dário Gabriel 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) concretizou hoje a entrega do primeiro lote de equipamentos destinados a 22 cozinhas solidárias em Fortaleza. Congeladores, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras, panelas e outros utensílios compõem esse conjunto que agora equipa unidades responsáveis por produzir centenas de refeições diárias para os mais necessitados nos bairros Jardim Guanabara, Barra do Ceará e Vila Velha.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), presente na cerimônia de entrega, ressaltou a importância dessa ação, destacando o compromisso do Parlamento cearense em combater a fome no Estado.

“Nós estamos fazendo uma prestação de contas aqui, entregando algo que foi aprovado no primeiro trimestre do ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, pela sensibilidade desses deputados e deputadas que fazem parte desta legislatura. Primeiro, por sermos signatários do Pacto do Ceará Sem Fome, e segundo, por nos unirmos ao Governo do Estado no sentido de fazer esse enfrentamento à fome em todo o Estado do Ceará”, revelou.

Além do primeiro lote, estão previstos mais 11 lotes de equipamentos que serão distribuídos para sete unidades gerenciadoras na capital, beneficiando um total de 290 cozinhas comunitárias.

“Eu acho que a questão do Ceará Sem Fome é uma das maiores políticas públicas de resgate da vida. Quero parabenizar e agradecer imensamente essa doação, porque vem ampliar um leque do nosso trabalho, porque a gente não trabalha só com a marmita, a gente trabalha com a profissionalização”, revelou Dona Nenem Farias, coordenadora da cozinha solidária do projeto Famílias Acolhidas pela Igreja Solidária (Facis). Ela disse ainda que as mulheres também recebem capacitação para atuarem nas cozinhas e ganham a chance de ter uma profissão.

Dona Nenem Farias

O secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Pedro Neto, enfatizou a importância da união de esforços para erradicar a fome no Ceará e proporcionar oportunidades para os cidadãos. Essa iniciativa da Alece, além de fornecer equipamentos, também contempla a Lei Estadual n.º 18.336/23, que autoriza a aquisição e distribuição de insumos alimentares, demonstrando o compromisso contínuo do Parlamento com a segurança alimentar e nutricional da população.

O programa Ceará Sem Fome, uma colaboração entre instituições públicas e privadas, incluindo o engajamento da sociedade civil, tem como objetivo central alimentar de forma saudável os mais carentes do Estado. A entrega dos equipamentos contou com a presença de diversas autoridades, incluindo parlamentares, representantes do governo e membros da sociedade civil, evidenciando o amplo apoio a essa causa nobre.

Autoridades e parlamentares acompanharam entrega