Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados
O deputado cearense Domingos Neto (PSD) corregedor da Câmara dos Deputados, quer dar um basta nos tumultos e falta de decoro que têm marcado sessões plenárias e reuniões de comissões da Casa. Nesta terça-feira (11), troca de ofensas entre deputados e tumulto generalizado provocaram a suspensão da audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Cabe lembrar que a visita anterior do ministro Dino à Comissão de Constituição e Justiça, há duas semanas, também foi tumultuada e marcada pela agressividade de alguns parlamentares em relação ao ministro e entre eles mesmos – o deputado André Janones (Avante-MG) provocou o conterrâneo Nikolas Ferreira (PL-MG), chamando-o pelo apelido de “Chupetinha”.
O mesmo Nikolas protagonizara celeuma ao usar uma peruca na tribuna do Plenário para provocar a bancada feminina, no Dia Internacional da Mulher, atitude condenada publicamente pelo presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), que ameaçou levar esse tipo de situação ao Conselho de Ética.
O mau comportamento dos parlamentares já chegou no limite e exige providências. Domingos Neto propõe um acordo de convivência aos colegas.
“Vou procurar todos os líderes para construirmos isso juntos. O presidente [da Câmara] Arthur Lira já falou publicamente sobre isso e acredito que, sob a liderança dele, conseguiremos”, disse Neto ao portal G1.