O governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, estiveram nesta segunda-feira (6) em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza, acompanhando a inauguração do novo parque industrial da Diageo, empresa mundial de produção de bebidas alcoólicas, detentora de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray. Elmano e Evandro estavam acompanhados do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, um dos principais articuladores para a implantação da .
“Este projeto, inicialmente, era de R$ 100 mihões e, hoje, está com um investimento de R$ 250 milhões. Esta multinacional acredita no estado do Ceará e é a realização de um sonho trazer esta empresa, de um setor tão importante, para ter a fábrica e o centro de distribuição. Acredito que Itaitinga, num curto espaço de tempo, terá um crescimento muito grande, nessa administração do prefeito Antônio Marcos Tavares, que está com todo o secretariado municipal e a câmara de vereadores visando isso”, disse o presidente da FIEC.
No Brasil, a Diageo conta com 33 mil funcionários, sendo detentora de mais de 30 rótulos. A nova fábrica, no Ceará, tem 23 mil m² de área construída (num espaço total de 90 mil m²), sendo três vezes maior que a planta anterior, em Fortaleza. A capacidade de produção anual é de 12 milhões de caixas de nove litros.
90 mil metros quadrados (m²), com 23 mil m² de área construída. A unidade de Itaitinga é três vezes maior que a unidade anterior da Diageo em Fortaleza, e tem capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. Dos 400 empregos diretos criados pela instalação da fábrica, 41% são de mulheres.
Em toda a linha de produção e no centro de distribuição, há aproveitamento da iluminação natural, com uso de telhas translúcidas. Cerca de 90% do consumo da fábrica é de energia solar. Além de outros diferenciais, o parque industrial da empresa tem emissão zero de resíduos para aterros sanitários e aproveitamento de água, tanto de efluentes sanitários como industriais.
“Nós temos, no Brasil, regulamentações que fazem com que as categorias de produto sejam tratadas de maneira distinta, em termos de regulamentação, tratamento tributário e de comunicação, criando, assim, uma distinção em algo que não existe – álcool é álcool. Trabalhamos para equilibrar a competitividade dentro da indústria, para viabilizar o consumo e melhores oportunidades para os nossos parceiros”, falou a presidente da Diageo Brasil, Paula Lindenberg.
O novo empreendimento é uma conquista para Itaitinga. Como ressaltou o prefeito Antonio Marcos Tavares, o município viveu um longo período de estagnação, ficou estigmatizado como “a cidade dos presídios”. Com a Diageo, surgem postos de trabalho. Detalhe: a nova fábrica já começa “com cerca de 35% da sua força de trabalho formada por pessoas aqui da região”, comemorou o prefeito. O governador Elmano também foi por essa linha.
“São mais de 400 empregos diretos, o que significa mais oportunidades para o povo cearense. Temos a compreensão de que o estado do Ceará sempre tem que manter suas contas equilibradas, com capacidade de investimento, mas é o aumento do investimento privado que permitirá, efetivamente, criar mais emprego para o povo”, disse Elmano.

Presenças no evento
Além das autoridades citadas, também estiveram presentes na inauguração da fábrica da Diageo: o secretário-Chefe da Casa Civil, Max Quintino; o secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho; o secretário da Fazenda, Patrício Gomes Santos; o secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (ADECE), Danilo Serpa; o presidente da Câmara Municipal de Itaitinga, Auricélio Cavalcante; a presidente do Sindbebidas, Camila Fragoso Aguiar; e o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (CE), Getúlio Rodney Gomes de Lima.
FOTOS: Ascom/FIEC