Pesquisar
Close this search box.

Elmano e Sarto superam divergências políticas entre PT e PDT em nome da continuidade das parcerias iniciadas por seus antecessores

O governador e o prefeito entregaram nesta quinta-feira (23) a Areninha do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em que pese as divergências políticas entre PT e PDT no Ceará, depois do racha que interrompeu a aliança que já durava 16 anos na disputa pelo governo, em 2022, as duas legendas dão sequência às ações em conjunto do projeto Juntos por Fortaleza. Na noite desta quinta-feira (23) o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito José Sarto (PDT) estiveram juntos na entrega da areninha do Conjunto Palmeiras. Já são 294 desses equipamentos em todo o estado, uma ideia de baixo custo e largo alcance social que nasceu na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio e fez tanto sucesso que ex-governador Camilo Santana estendeu para o interior. Deixar as divergências políticas de lado e manter esse tipo de parceria é bastante salutar e republicano. Ganha a população.

Por outro lado, os frutos políticos da execução de projetos em parceria, como as areninhas, entre o governo e a prefeitura não são colhidos em conjunto. Afinal, ano que vem tem eleição municipal e, a preço de hoje, PT e PDT têm objetivos distintos em relação à sucessão em Fortaleza. Sarto, por óbvio, quer a reeleição e tem se esforçado em melhorar sua imagem como gestor. Praticamente todos os dias o prefeito tem iniciado obras e entregado melhorias pelos quatro cantos da capital. Ele tem consciência que reeleição é plebiscito e o único argumento para convencer o eleitor é satisfazê-lo com resultados práticos das políticas implantadas ao longo da gestão. Ademais, a concorrência promete ser pesada, inclusive dentro do próprio PDT – já há movimentos explícitos em prol de uma candidatura do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, inclusive com o apoio das principais lideranças do PT, Elmano e Camilo Santana. E ainda tem a provável candidatura do Capitão Wagner (União) que, é bom lembrar, na eleição para governador foi o mais votado na capital. Jogo pesado, portanto.

Foto: Alex Costa