Elmano quer plano de contingência para combater efeitos do El Niño no Ceará

Uma das preocupações é garantir segurança hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

O governador Elmano de Freitas convocou reunião para elaborar um plano de contingência devido aos impactos previstos do El Niño em 2024. Realizada em Fortaleza, a reunião incluiu diversos órgãos, como SRH, Cogerh, Funceme, entre outros. Elmano reconheceu os desafios e instou a antecipação para um plano eficaz. Ele instruiu a identificação rápida de obras prioritárias para combater os efeitos da estiagem, buscando recursos do Governo Federal.

“O cenário para 2024 será desafiador. É importante que possamos aprofundar ao máximo a situação que teremos pela nossa frente. Em comparação com outros anos mais complicados, saímos na frente e poderemos nos planejar, o que é fundamental. Desta maneira, buscamos diminuir as dificuldades previstas para o próximo ano”, disse.

Os órgãos, incluindo a SRH, destacaram a importância de parcimônia no uso da água, planejando para 2025 e além. Eduardo Sávio, presidente da Funceme, explicou a preparação antecipada para implementar ações no início de 2024 em resposta ao possível evento, ressaltando a segurança hídrica atual para a Região Metropolitana de Fortaleza. No entanto, enfatizou a importância da conscientização da população sobre o uso da água.

“Nós estamos nos antecipando ao que achamos provável para a quadra chuvosa de 2024. O quadro que se apresenta é sim preocupante, mas o fato de se preparar com antecedência é algo fundamental”, explicou.