“No Ceará, pelo menos três mulheres são vítimas de violência no Ceará por semana! Para além desses dados, estão os crimes de gênero no meio virtual. Não podemos fechar os olhos para essa realidade”.
Foi assim que a segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia, deputada Juliana Lucena (PT), anunciou o PL 335/2023, que institui o Dia Estadual de Combate aos Crimes contra a Mulher na Internet. A petista usou a tribuna para destacar a proposta durante solenidade alusiva ao Dia da Mulher.
De acordo com a parlamentar, a escolha do dia 7 de fevereiro se dá pelo transcurso do Safer Internet Day, data internacional que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para criar um ambiente virtual mais responsável e seguro.
“A instituição da data vem para fomentar a discussão e as ações de combate a este tipo de crime. E pode, também abranger iniciativas alusivas para garantir a mobilização social acerca do tema. Órgãos do poder público poderão a partir da instituição da celebração unir forças na busca de ações que inibam a violência digital contra a mulher”, justificou.
Homenagens
Na oportunidade, Juliana, também, anunciou que está protocolando um Projeto de Indicação que pede a instalação de uma delegacia da mulher no município de Limoeiro do Norte. O equipamento deverá atender toda região do Vale do Jaguaribe.
O requerimento da parlamentar foi subscrito por outras deputadas estaduais, que também prestaram homenagens a mulheres reconhecidas pela atuação social no Estado.
Juliana aproveitou, ainda, para reafirmar a relevância da contribuição feminina à sociedade. E prestou homenagens a “mulheres que levantam outras mulheres” e que, para ela, são símbolos de representatividade e de luta pelos direitos femininos. Foram elas: a senadora Augusta Brito (PT); a primeira-dama da Assembleia Legislativa Cristiane Leitão; a professora Eliene Braz da Silveira Leite; a secretária municipal de Quixeré Maria Eliete Fernandes Oliveira; a catadora Raimunda Venina Carneiro e a diretora geral do Poder Legislativo Sávia Maria de Queiroz Magalhães. Todas receberam placas comemorativas e flores:
“Para hoje, Flores. Mas para todos os dias, igualdade e respeito”, concluiu Juliana.
Foto: Ascom/Deputada Juliana Lucena