Foto: Bruna Araujo
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (10), transcorreu sem incidentes graves que pudessem comprometer o exame. A afirmação é do ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa, destacando a estabilidade no processo de aplicação das provas de ciências da natureza e matemática.
Apesar da tranquilidade, o ministro informou que 1,9 mil participantes foram eliminados por desrespeito às normas do edital, como o uso de dispositivos eletrônicos durante o exame ou a saída dos locais de prova com o caderno antes dos 30 minutos finais. Entre os principais incidentes, houve registro de 1.037 ocorrências, incluindo casos de emergências médicas e quedas de energia, todas contornadas sem grandes prejuízos ao andamento do exame.
No balanço do primeiro domingo de provas, em 3 de novembro, quando foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, o número de eliminações foi superior, com 4.999 participantes desclassificados e 689 ocorrências relatadas.
Para os candidatos que aguardam os resultados, o gabarito oficial será disponibilizado até 20 de novembro pelo Inep, e o resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2025.