Escola cearense conquista o maior número de representantes do Brasil em todas as olimpíadas internacionais de Física deste ano

Das 14 vagas ofertadas para alunos brasileiros, seis estão garantidas para os estudantes do Colégio Farias Brito.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação 

A preparação intensa para aqueles alunos que sonham em alcançar bons resultados por meio do estudo, tem valido à pena. Exemplo disso é a participação dos estudantes do Colégio Farias Brito (FB), de Fortaleza, em grandes competições de física que acontecem mundo a fora em 2023. No próximo mês, acontece a 7ª Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), em Hannover, na Alemanha. Entre os dias 16 a 20 de junho, quatro alunos FB terão a missão de representar o nosso país na disputa.

A seletiva aconteceu durante o Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2023, entre os dias 29 de março e 5 de abril em João Pessoa, na Paraíba. A escola cearense, comparada com outras instituições de ensino do país, foi a que obteve o maior número de medalhas e o maior número de alunos premiados na competição. Ao todo, foram nove medalhas: uma de ouro, cinco de prata e três de bronze. A Escola ainda teve duas menções honrosas, totalizando 11 premiações.

Gabriel Hemetrio, que foi o 1º do Brasil na seletiva para a EuPhO, em 2022, comemora o fato de novamente alcançar este marco. O competidor não esconde a alegria e revela como está a expectativa para disputar mais uma vez fora de casa.

“Ano passado eu tive a oportunidade de participar da EuPho e acompanhar de perto como funciona. E por conhecer um pouco mais o estilo dessa disputa, eu acredito, sim, que com a preparação alta que temos na Escola, o Brasil tem uma grande chance de ter resultados muito bons”, destacou.

Alberto Akira Ito, de 17 anos, que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), em 2022, também está classificado para a competição europeia juntamente com os estudantes Paulo Otávio Santana e Gabriel Bezerra de Melo.

Já em julho, do dia 10 ao dia 17, será realizada, no Japão, a 53ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO) 2023. Após três anos consecutivos acontecendo de forma online, devido à pandemia do COVID-19, essa disputa, considerada como a principal e mais prestigiada competição da disciplina, acontecerá presencialmente e receberá a participação de mais de 80 países. Das cinco vagas ofertadas para o Brasil, duas são para os alunos FB.

Por fim, de 23 a 30 de setembro, acontecerá a XXVII Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF). O estudante do Farias Brito, Rafael Sena, obteve a maior nota do Brasil na seletiva para a competição, que ainda não tem local definido.

Para o diretor de ensino da Organização Educacional Farias Brito, Marcelo Pena, esse resultado se configura como um importante avanço para a instituição, que tem se consolidado como referência nacional no fomento estudantil.

“Ter seis alunos nossos ocupando as 14 vagas gerais para o Brasil é um número muito expressivo, pois é o fruto de um trabalho feito há mais de dois anos. Esses alunos começam participando da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) no nono e 1º ano, e, ao longo dos meses, baseado no desempenho deles, são convidados para participar do processo seletivo de outras competições nacionais e internacionais. Então, é muito gratificante saber que, a cada ano, os nossos estudantes progridem, com a ajuda de uma equipe de professores maravilhosos, liderados pelo professor Carlos Eduardo. Seguimos trabalhando para sermos reconhecidos como a escola com a maior representatividade brasileira nas disputas mais conceituadas do mundo”, afirmou.