Foto: Divulgação
A preparação intensa para aqueles alunos que sonham em alcançar bons resultados por meio do estudo, tem valido à pena. Exemplo disso é a participação dos estudantes do Colégio Farias Brito (FB), de Fortaleza, em grandes competições de física que acontecem mundo a fora em 2023. No próximo mês, acontece a 7ª Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), em Hannover, na Alemanha. Entre os dias 16 a 20 de junho, quatro alunos FB terão a missão de representar o nosso país na disputa.
A seletiva aconteceu durante o Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2023, entre os dias 29 de março e 5 de abril em João Pessoa, na Paraíba. A escola cearense, comparada com outras instituições de ensino do país, foi a que obteve o maior número de medalhas e o maior número de alunos premiados na competição. Ao todo, foram nove medalhas: uma de ouro, cinco de prata e três de bronze. A Escola ainda teve duas menções honrosas, totalizando 11 premiações.
Gabriel Hemetrio, que foi o 1º do Brasil na seletiva para a EuPhO, em 2022, comemora o fato de novamente alcançar este marco. O competidor não esconde a alegria e revela como está a expectativa para disputar mais uma vez fora de casa.
“Ano passado eu tive a oportunidade de participar da EuPho e acompanhar de perto como funciona. E por conhecer um pouco mais o estilo dessa disputa, eu acredito, sim, que com a preparação alta que temos na Escola, o Brasil tem uma grande chance de ter resultados muito bons”, destacou.
Alberto Akira Ito, de 17 anos, que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), em 2022, também está classificado para a competição europeia juntamente com os estudantes Paulo Otávio Santana e Gabriel Bezerra de Melo.
Já em julho, do dia 10 ao dia 17, será realizada, no Japão, a 53ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO) 2023. Após três anos consecutivos acontecendo de forma online, devido à pandemia do COVID-19, essa disputa, considerada como a principal e mais prestigiada competição da disciplina, acontecerá presencialmente e receberá a participação de mais de 80 países. Das cinco vagas ofertadas para o Brasil, duas são para os alunos FB.
Por fim, de 23 a 30 de setembro, acontecerá a XXVII Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF). O estudante do Farias Brito, Rafael Sena, obteve a maior nota do Brasil na seletiva para a competição, que ainda não tem local definido.
Para o diretor de ensino da Organização Educacional Farias Brito, Marcelo Pena, esse resultado se configura como um importante avanço para a instituição, que tem se consolidado como referência nacional no fomento estudantil.
“Ter seis alunos nossos ocupando as 14 vagas gerais para o Brasil é um número muito expressivo, pois é o fruto de um trabalho feito há mais de dois anos. Esses alunos começam participando da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) no nono e 1º ano, e, ao longo dos meses, baseado no desempenho deles, são convidados para participar do processo seletivo de outras competições nacionais e internacionais. Então, é muito gratificante saber que, a cada ano, os nossos estudantes progridem, com a ajuda de uma equipe de professores maravilhosos, liderados pelo professor Carlos Eduardo. Seguimos trabalhando para sermos reconhecidos como a escola com a maior representatividade brasileira nas disputas mais conceituadas do mundo”, afirmou.