H2V: secretário da SDE,Salmito Filho, participa de visita de delegação alemã à FIEC

Os alemães vieram conhecer o potencial que o Ceará tem para se tornar o maior produtor de Hidrogênio Verde do mundo.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, acompanhou a visita à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) de representantes de associações alemãs voltadas ao mercado de Hidrogênio Verde, evento organizado pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio).

A reunião teve como objetivo apresentar o potencial que o Ceará tem para se tornar o maior produtor de Hidrogênio Verde do mundo. O Estado conta com estrutura física propensa e parceria com o Porto de Roterdã, o que aumentou o número de exportações.

“Mais uma vez, a FIEC está de parabéns por impulsionar o Ceará nos negócios referentes ao Hidrogênio Verde, fazendo a conexão entre o setor público, o setor produtivo industrial, a Academia e até com interlocutores internacionais. É preciso explorar ainda mais a vantagem competitiva que o Ceará tem em energias renováveis”, destacou Salmito.

Essa vantagem destacada pelo titular da SDE foi demonstrada pelo seu secretário Executivo da Indústria, Joaquim Rolim, que apresentou as bases da Indústria do Hidrogênio Verde no Ceará e como o Estado está pronto para contribuir com a produção do combustível do futuro.

Coube ao consultor do Núcleo de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, reforçar os pontos fortes apresentados sobre o potencial do Ceará na produção do Hidrogênio Verde.

“O potencial do Brasil para a produção de Hidrogênio Verde já foi reconhecido por vários estudos internacionais. Um deles, o da Bloomberg, aponta que o país, em 2030, pode ser o produtor com o menor custo. Para 2050, a expectativa é que o Hidrogênio Verde produzido no Brasil seja o mais competitivo”, disse Picanço.

A delegação estrangeira foi composta por Loana Von, Diretora Executiva Adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha; Gianna Pedot, Assessora Técnica do Programa H2 Brasil, da GIZ; Jens Hürren, vice-presidente da AHK Rio e Diretor Gerente da MAN Energy Solutions Brasil; Romuald Bittl, Conselheiro e Chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock; Werner Diwald, Presidente do Conselho DWV; Ekaterina Esche, Assessora de Comunicação Internacional BVES; e Catharina Horn, Gerente do Programa Internacional de Soluções Energéticas, da NOW Gmbh.

“É uma honra recebê-los aqui, hoje, em nome do Presidente Ricardo Cavalcante. A FIEC tem trabalhando incansavelmente para fomentar o diálogo entre investidores, poder privado e poder público, criando oportunidades de negócios que possam fazer a indústria do nosso estado crescer cada vez mais. Esperamos que a parceria entre Brasil e Alemanha continue”, afirmou o 1° Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado.

Picanço (E) e Prado (D) foram os anfitriões da delegação alemã