Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
A senadora Janaina Farias (PT) não quer deixar impunes as falas contra ela consideradas machistas proferidas pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), no início de abril.
Na noite desta segunda-feira (13), Janaína tomou uma medida legal, movendo uma ação na Justiça do Distrito Federal contra o ex-ministro.
Na ação, Janaína pede uma indenização de R$ 300 mil, além de uma ordem judicial para que Ciro se abstenha de repetir tais ofensas.
As falas ocorreram durante entrevistas concedidas por Ciro a veículos de imprensa, onde ele criticou a posse de Janaína e a referiu de forma pejorativa como “cortesã” e “assessora para assuntos de cama” do ministro Camilo Santana (PT), titular da vaga ora ocupada pela senadora.
Os representantes legais de Janaína argumentam que tais ofensas foram “desarrazoadas e desproporcionais”, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.
Eles afirmam que esses ataques violaram a honra e a imagem da senadora, constituindo assim um dano moral.
Além dessa ação, o Ministério Público Eleitoral também denunciou Ciro pelo mesmo caso, alegando violência política de gênero, injúria e difamação.
A promotora Sandra Viana Pinheiro destacou a intenção dolosa de Ciro em constranger e humilhar a senadora, menosprezando-a por ser mulher. O caso está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.