Lançada a pedra fundamental de usina termelétrica a gás natural no Complexo do Pecém

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta sexta-feira (5), no Complexo do Pecém, de mais um momento histórico para o Estado: o lançamento da pedra fundamental da UTE Portocem, a usina termelétrica movida a gás natural que será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. Investimento da empresa estadunidense Ceiba Energy, o empreendimento tem um valor aproximado de R$ 4,7 bilhões e representa o segundo maior investimento privado da história do Ceará, com previsão para início das operações em 2026.

Somente na sua fase de construção, a UTE Portocem deve gerar cerca de 1.700 empregos. Com capacidade instalada de 1.572 MW, o empreendimento será construído em uma área de 39,5 hectares no Setor 2 da ZPE Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém. Para o governador Elmano de Freitas, a chegada da usina termelétrica representa um importante marco e coloca o Ceará na vanguarda da transição energética que vem sendo discutida em todo o Brasil.

“A produção da Portocem vai dar a segurança que precisamos para a transição energética no Ceará, no Nordeste e em todo o Brasil. A vinda da Portocem traz uma segurança absoluta para que o Ceará realize o sonho de ter, além de um hub portuário e um hub aéreo, a possibilidade de construir, também, um hub de gás natural aqui, no Complexo do Pecém. Hoje é um dia de agradecimento, de muito orgulho e de muita honra do Ceará em receber esse investimento para seu desenvolvimento”, destacou o governador, durante a cerimônia.

Elmano de Freitas, juntamente com outras autoridades, assinou o contrato de cessão definitiva da área da ZPE Ceará, para a implantação da Usina Termelétrica Portocem. O evento desta sexta-feira também marcou o descerramento da Placa de Lançamento da Pedra Fundamental da UTE Portocem, que futuramente será afixada no local do empreendimento.

“Quero muito agradecer à Ceiba Energy por essa decisão de investimento no nosso Estado. Nós estamos falando do segundo maior investimento privado da história do Ceará, por isso agradeço a confiança e parceira para que possamos desenvolver ainda mais, juntamente com essa joia que é o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, pontuou o governador.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário-executivo do MME, Efrain Cruz, parabenizou o Estado do Ceará por apostar no gás natural como caminho para a transição energética, algo que, segundo ele, já é um entendimento do Governo Federal. “Parabéns ao governador, ao Complexo do Pecém e à Ceiba Energy por acreditar no Brasil e fomentar as políticas do Governo Federal. A Portocem dará sustentação, equilíbrio e confiabilidade energética para todo o Brasil. São essas usinas que permitem que todas as energias renováveis, da região Nordeste, consigam entrar no sistema e chegar na casa de todos os brasileiros, sem que percebam eventuais oscilações” comentou.