Pesquisar
Close this search box.

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal

A medida estará em vigor até o dia 31 de janeiro

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta tarde de domingo (8) intervenção federal na área de segurayoública do Distrito Federal. A medida vai vigorar até o próximo dia 31 de janeiro. Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça, será o interventor, subordinado diretamente ao presidente da República.

O decreto é uma resposta aos graves episódios deste domingo na Capital Federal, quando os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado da última eleição presidencial e defensores de um golpe de estado para derrubar o atual governo.

O presidente está em Araraquara, interior de São Paulo, de onde anunciou o decreto de intervenção. Lula justificou a medida pela incapacidade do governo do Distrito Federal de impedir as invasões e depredações. Disse, ainda, que os golpistas serão identificados e punidos na forma da lei, inclusive seus financiadores.

Veja abaixo o decreto de intervenção na íntegra.