O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin serão diplomados nesta segunda-feira (12), em cerimônia, às 14h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ato solene, que contará com forte esquema de segurança e mais de 100 convidados, marca o fim de todo o processo eleitoral. Na ocasião, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deverá assinar o diploma que atesta terem sido Lula e Alckmin eleitos pelo voto popular.
A mesma solenidade deverá se repetir para os eleitos para governador e vice-governador, nos 27 tribunais regionais eleitorais do país. Todos os eleitos no pleito deste ano deverão ser diplomados em seus respectivos cargos até 19 de dezembro, conforme prazo previsto nas normas eleitorais.
No Ceará, a diplomação do governador eleito Elmano Freitas (PT) e a vice-governadora eleita Jade Romero (MDB) vai acontecer na próxima sexta-feira, 16, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), às 17h. Elmano foi eleito ainda no primeiro turno, com 54,02% dos votos válidos.
Também, serão diplomados o senador eleito Camilo Santana (PT), que obteve 69,76% dos sufrágios válidos, e os mais votados entre os 46 deputados estaduais e os 22 deputados federais.
Elmano estará, hoje, em Brasília para a diplomação de Lula e Alckmin e pode participar de reuniões na terça-feira, entre Lula e os governadores eleitos.