Pesquisar
Close this search box.

Morre em São Paulo aos 87 anos o empresário Abílio Diniz

Ele foi o criador do grupo Pão de Açúcar e comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo. Estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein, na capital paulista. A causa da morte foi insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Reprodução Instagram 

Abilio Diniz, renomado empresário brasileiro e fundador do grupo Pão de Açúcar, faleceu aos 87 anos neste domingo (18) em São Paulo. Internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein, na capital paulista, Diniz sucumbiu a complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonite.

Nascido em dezembro de 1936, no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo, Abilio foi o primogênito de uma família de seis filhos, descendentes de imigrantes portugueses. Sua jornada empreendedora teve início em 1948, quando, ainda jovem, auxiliou seu pai na inauguração de uma doceria chamada Pão de Açúcar, inspirada no famoso cartão-postal do Rio de Janeiro.

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Abilio foi peça fundamental na expansão do império Pão de Açúcar, inaugurando a primeira loja em 1959 e posteriormente o primeiro hipermercado do Brasil em 1971, além de diversas outras inovações no setor varejista.

Sua trajetória não foi isenta de desafios, enfrentando crises econômicas e até mesmo um sequestro em 1989. No entanto, sua visão estratégica e determinação o levaram a superar tais obstáculos, transformando o Pão de Açúcar em um gigante do varejo nacional.

Após décadas à frente do grupo, Abilio Diniz deixou seu legado não apenas nos negócios, mas também no esporte e na promoção de hábitos saudáveis. Sua visão otimista para o Brasil ecoa em suas palavras, refletindo sua crença no potencial do país.

Com sua partida, o Brasil se despede de um dos mais proeminentes líderes empresariais de sua história, deixando um legado de empreendedorismo, ousadia e compromisso com o progresso. Abilio Diniz será lembrado não apenas como um magnata dos negócios, mas como um visionário que acreditava no potencial transformador do Brasil.

Nota da família

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”