A Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fecomércio entregaram, nesta sexta-feira (17/02), 705 certificados aos estudantes concludentes de 35 turmas em cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O programa conta com 125 turmas em aulas presenciais nas duas unidades do Senac no Centro e Aldeota. Como destacou o prefeito José Sarto, o objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar aproximadamente 9 mil estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em onze eixos: meio ambiente; saúde, idiomas, gastronomia e produção de alimentos; produção cultural; design e vestuário; informação e comunicação; tecnologia da informação e gestão.
“Com este programa, e todos os outros oferecidos pela SDE, temos obtido avanços significativos na qualificação e capacitação dos jovens em Fortaleza. Já são cerca de 4 mil jovens que já passaram pelos cursos, e o objetivo é qualificar 9 mil até 2024. Esta mão de obra qualificada é um dos motivos da nossa cidade, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), liderar a criação de novos empregos no Norte-Nordeste”, informou Sarto.
O titular da SDE, Rodrigo Nogueira, também celebrou os bons resultados econômicos e de criação de novos postos de trabalho em Fortaleza. “Não estamos apenas liderando no Norte-Nordeste, mas também batendo os nossos próprios recordes. Em 2021 criamos mais empregos quando comparado a 2020 e, agora, criamos ainda mais em 2022. Além disso, temos realizado estudos sobre os nossos programas de qualificação, e percebemos que cerca de 30% dos concludentes já terminam a capacitação empregados. Dos outros 60%, vários também já começam a empreender e empregar outras pessoas”, revelou o secretário.
Os 24 cursos realizados pelo Senac Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos, e vão possibilitar a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Letícia Chaves e Marília Vieira se conheceram durante o curso de inglês básico oferecido pelo Fortaleza + Futuro. De acordo com as colegas, a didática e a gratuidade foram diferenciais importantes da capacitação. “O material era super-completo, os professores atenciosos e com experiência no exterior. Além disso, o fato de ser de graça foi muito bom, pois um curso semelhante seria muito caro se feito no particular”, disse Letícia. “Eu soube do curso pelo jornal e me inscrevi, na mesma semana já fui chamada. Foi um pontapé inicial, pois sempre quis aprender outro idioma, agora é me capacitar ainda mais”, completou Marília.
Já Marcos Paixão e Marilene Assunção se graduaram no curso de depilação. Marcos conta que conseguiu uma vaga de emprego na área assim que concluiu a capacitação. “Eu não fazia nada na área antes e foi bem desafiador. No começo a gente fica meio tenso, mas é bem tranquilo. Eu soube do curso por uma postagem do jornal no Instagram e consegui um emprego, era o que eu queria”. Marilene ainda não atua na área, mas pretende juntar dinheiro para investir e empreender no seu próprio negócio de estética.
O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março de 2022 e já formou vários estudantes. Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em qualquer um dos cursos profissionalizantes. Para isso, eles precisam se inscrever no site: Fortaleza + Futuro – Prefeitura de Fortaleza.
Foto: Marcos Moura