Foto: Casa Civil/CE
O governador Elmano de Freitas anunciou hoje que o Partido dos Trabalhadores não irá se envolver em uma “disputa de nomes” para decidir quem será o candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. Ele enfatizou que a escolha deve se basear no melhor projeto e na capacidade de unir aliados.
“Eu tenho falado que é importante unificar o PT, unificar os aliados, é importante uma candidatura que surja do campo de alianças que o PT integra”, disse Elmano. “Não vamos fazer apenas uma disputa de nomes: temos que ser capazes de apresentar um conjunto de projetos que represente um projeto para Fortaleza”, completou o governador.
A declaração foi feita durante o lançamento do programa “Pé de Meia”, que oferece incentivos financeiros a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, realizado no Centro de Eventos. O ministro Camilo Santana, da Educação, presente no evento, preferiu não comentar sobre a eleição na capital.
“Estou aqui hoje para falar sobre Educação, o programa ‘Pé de Meia’, os novos Institutos Federais, os investimentos. As eleições serão discutidas no momento adequado”, afirmou.
Atualmente, o PT conta com cinco pré-candidatos: a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual e presidente municipal do PT, Guilherme Sampaio; o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão. Luizianne Lins e Evandro Leitão têm sido os protagonistas de uma disputa interna mais acirrada dentro do partido.
Até o momento, Elmano tem se mantido neutro na disputa interna pela candidatura. Ele defende que o candidato seja escolhido em um encontro municipal, onde delegados são eleitos pelos filiados para votar em um nome. Este método foi aprovado por unanimidade pelo diretório estadual nesta quarta-feira (13) e está marcado para ocorrer em 21 de abril.