Fotos: Deilson Magalhães/Barong
Em dois dias, o Siará Tech Summit (STS), promovido pelo Sebrae/CE, atraiu cerca de 13 mil visitantes, oferecendo inovação, aprendizado e oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas no Ceará. Com uma estrutura de nove mil metros quadrados, o evento contou com quatro palcos, espaços para arena e games, além de uma extensa programação com aproximadamente 70 palestras, casos de sucesso, rodadas de negócios e trilhas de conteúdo. Empreendedores, startups e instituições públicas e privadas participaram, incluindo 15 investidores de todo o Brasil.
“Acreditamos que o Siará Tech Summit cumpriu a sua missão de promover este encontro das Micro e Pequenas Empresas, dos empreendedores, com o ecossistema de inovação. Esperamos que os frutos dessas conexões possam ser sentidos na melhoria da competitividade das empresas cearenses e no fortalecimento da economia do Ceará como um todo”, avalia o articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo.

Pedro Vasconcelos, proprietário da empresa Pet Log, elogiou o evento como uma oportunidade para popularizar seu produto. Por meio de uma plaquinha (TAG) com um QR Code, que pode ser colocada na coleira, é possível acessar informações do animal e os dados do tutor, facilitando a localização em caso de perda do animal.

Além do setor privado, o STS também destacou iniciativas inovadoras no setor público, como o projeto “Aracati à Pé Acessível” apresentado por alunos, intérpretes de libras e professores do Instituto Federal do Ceará. O projeto integra tecnologia, turismo e acessibilidade por meio de um aplicativo que oferece orientações em áudio ou libras para roteiros turísticos em Aracati.
Durante o evento, o Sebrae/CE ofereceu serviços aos empreendedores, como o “Check-Up Digital”, analisando e oferecendo sugestões para melhorar as páginas nas redes sociais. Alisson Gomes, articulador da Unidade de Marketing e Comercialização do Sebrae/CE, destacou a importância das redes sociais para os negócios e a disponibilidade do Sebrae para apoiar os pequenos negócios nesse aspecto.
“Hoje as redes sociais são os principais canais de divulgação, de relacionamento e de vendas das empresas, em especial dos pequenos negócios. Saber usá-las bem é hoje uma questão de necessidade e pode fazer a diferença na sobrevivência das empresas. E o Sebrae está à disposição para apoiar os pequenos negócios a compreender e a usar estes canais em prol do crescimento das empresas”, destaca Alisson.
Herbart Melo enfatizou que a inovação é contínua no Sebrae/CE, indo além do STS. A instituição oferece capacitações, consultorias e rodadas de negócios para apoiar os empreendedores na incorporação da inovação em suas empresas. Iniciativas como o StartupCE e o programa Sebrae Developers contribuem para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Ceará, evidenciando o comprometimento do Sebrae/CE com o desenvolvimento e crescimento sustentável das empresas locais.