No ano em que celebra seus 80 anos, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), realiza a 19ª edição do Prêmio da Construção, no dia 17 de novembro, às 19h45, no Teatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 – Centro).
Anualmente, o Sinduscon-CE promove a maior solenidade de homenagem à cadeia produtiva da construção do estado. O sindicato reúne empresários, autoridades e formadores de opinião para reconhecer o mérito daqueles que, ao longo do ano, ou no decorrer da sua trajetória, trabalharam em prol do desenvolvimento do setor.
Durante a cerimônia, serão entregues premiações nas seguintes categorias: Operário do Ano, Responsabilidade Social, Resgate Histórico, Tecnologia, Qualidade e Inovação, Desenvolvimento Setorial, Projeto Arquitetônico e Prêmio Construtora do Ano.
O destaque do Prêmio da Construção é o anúncio da “Construtora do Ano”. A partir de uma metodologia de avaliação pautada na excelência dos quesitos: Gestão e Qualidade, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente, o objetivo principal é valorizar a organização, planejamentos e iniciativas promovidas nas empresas, tendo como foco os processos na obra de cada construtora.
As empresas inscritas estão sendo avaliadas desde o mês de julho, por meio de análises documentais, auditorias externas em obras e nos escritórios sede das empresas, através da aplicação de checklists comprovando os processos, registros, controles, conforme normas, legislações pertinentes e boas práticas. Estão concorrendo as seguintes empresas: Correta Engenharia; CR Duarte Engenharia, Diagonal Engenharia, Construtora Marquise e Construtora Mota Machado.
Para o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, é maravilhoso voltar a realizar a premiação após dois anos de pandemia.
“O Prêmio da Construção já faz parte da história do Sinduscon Ceará. Desta entidade que transcende sua função originária de defensora dos interesses de seus associados, passando a cumprir um papel social inestimável, promovendo o desenvolvimento urbano do nosso Estado. Premiar essas personalidades e construtoras é reconhecer a excelência do trabalho que é entregue à sociedade”, destacou.
Em 2022, o evento tem uma edição especial, em comemoração aos 80 anos do Sinduscon Ceará, o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado, sendo um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.