Sucesso do Ceará na Educação pode garantir ministério para o estado

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

São cada vez mais fortes os rumores de que o Ceará terá lugar de destaque no ministério de Lula. Depois de alguns dias de descanso no litoral da Bahia, o presidente eleito voltou a São Paulo e já iniciou uma série de conversas para a preparação de seu governo. Camilo Santana e Elmano de Freitas estiveram com ele e o vice Geraldo Alckmin – por sinal aniversariante -, nesta segunda (7). Ao senador eleito e ao futuro governador Lula agradeceu os 70% dos votos recebidos no segundo turno, no Ceará.

“Conversamos ainda sobre a conjuntura nacional e os principais desafios para o país e o Ceará nos próximos anos”, postaram Camilo e Elmano em suas redes sociais.

Eles não citaram na postagem conversas sobre nomes do estado na equipe do presidente, mas nos bastidores são fortes os rumores de que o titular do Ministério da Educação será tocado por um representante do estado-referência no assunto. Camilo poderia ser o indicado, mas é mais provável que ele fique mesmo no Senado, onde pode ser bastante útil nas articulações pró-governo e no combate à bancada dos bolsonaristas, que cresceu na última eleição.

Ademais, Lula pode aproveitar na Educação a professora Izolda Cela, que carrega no currículo a implantação do sistema educacional implantado nos governos de Cid Gomes, primeiro em Sobral e depois em todo o Ceará, e que virou referência de qualidade no Brasil. Em 1º de janeiro Izolda entrega o governo cearense a Elmano e estará livre para assumir essa nobre missão. De quebra, Izolda ajudaria na representatividade feminina no primeiro escalão do governo petista – uma exigência das mulheres que o elegeram.