Em solenidade bastante concorrida na noite desta terça-feira (24), no Palácio da Luz, a Academia Cearense de Letras empossou o educador Tales de Sá Cavalcante na presidência da entidade. O mandato é de dois anos. Tales, que comanda a Organização Educacional Farias Brito, substitui na presidência da ACL, a Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado.

Na lista de personalidades presentes ao evento estavam o imortal presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; os desembargadores federais Durval Maia (presidente) e Paulo Régis Botelho, do TRT7; os deputados federais Danilo Forte e Jaziel Pereira; o assessor estadual Artur Bruno, representando o governador Elmano; o vice-prefeito de Fortaleza Elcio Batista e o ex-prefeito Roberto Cláudio; os reitores Cândido Albuquerque (UFC), Hildebrando Soares (UECE), e Antônio Colaço (Unifametro); o desembargador do TRF5, Leonardo Carvalho; o acadêmico João Soares (Shopping Benfica); entre outras personalidades.

No discurso de posse, o novo presidente elencou suas prioridades.
“Num prédio histórico, numa entidade histórica, pretendemos fazer história. Para tanto, nossa plataforma se alicerça em três itens, a saber:
PRIMEIRO: Executar o que já vinham fazendo os últimos presidentes da Academia, pois todos realizaram primorosas gestões.
SEGUNDO: O fiel cumprimento do Estatuto deste Sodalício, em especial no que reza o Artigo 2o, ao estimular a preservação e o cultivo da cultura e da produção científica, filosófica e cultural de qualidade superior no âmbito da sociedade cearense. O referido Estatuto está para a Academia assim como a Constituição para o país. É o “nosso livrinho”, diria o Marechal Lott.
TERCEIRO: Procurar, sempre que possível, seguir Sua Majestade A IDEIA. Ela funciona como a alavanca de Arquimedes quando dizia: “Dê-me um ponto de apoio e moverei a terra.” São, portanto, bem-vindas todas as ideias, de qualquer pessoa, em qualquer momento”, pontuou o presidente empossado.

FOTOS: Ascom/Farias Brito