Depois de dois meses aberta à visitação pública, a exposição Legado dos Mestres encerra suas atividades com programação especial no sábado, a partir das 17h, na Estação das Artes* (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro).
As atrações são a roda de capoeira com o Grupo Capoeira Brasil, criado pelo Mestre Paulão e captaneada pelo Mestre Marcão, o espetáculo “Mateu e a cultura popular”, com o ator Cláudio Ivo (foto) e a apresentação do Boi Ceará, com Mestre Zé Pio.
No domingo, último dia da exposição, o horário para visitação será das 9h às 13h. A iniciativa do projeto, contemplado no Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ce), é da Fundação Waldemar Alcântara, com fotos de Jarbas Oliveira e pesquisa e curadoria de Dora Freitas e Sílvia Furtado.
Sobre o “Legado dos Mestres”
Um Ceará de encher os olhos, brilhante, vivo, pulsante, que revive os valores de sua gente e de suas tradições. Fotos gigantes dos mestres da cultura ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, vídeos, objetos pessoais da lida cotidiana resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado.
“Os mestres da cultura tradicional popular são os representantes da mais genuína tradução do povo cearense” e dos seus modos de viver, de conviver com a natureza e sua ancestralidade, diz o texto das pesquisadoras Dora Freitas e Sílvia Furtado no Livro dos Mestres, publicado em 2017.
A pesquisa ocorreu nos anos de 2015 e 2016, quando a voz de cada um dos mestres deu vida à narrativa do livro.
“No reisado se a gente fazia uma promessa para os santos Reis do Oriente, se fosse valido, aí enquanto fosse vivo tinha de manter aquela cultura viva”, disse o mestre Antônio Luiz de Souza.
Há quase 20 anos, na gestão do ex-governador Lúcio Alcantara, os mestres cearenses foram reconhecidos como guardiães da cultura e passaram a receber a proteção do Estado, por meio de suporte financeiro mensal (Lei 13.351, de 2003).
Programação especial no sábado marca encerramento da exposição “Legado dos Mestres” na estação das artesões populares tradicionais ligadas à religião, à arte, folguedos, gastronomia e ofícios que cessam continuamente em decorrência da mudança veloz de usos e costumes”, observa o idealizador da Fundação Waldemar Alcântara, Lúcio Alcântara.
“É muito interessante essa exposição, porque ela está vinculada à Fundação Waldemar Alcântara, e foi justamente no governo do Lúcio Alcântara, com a professora Cláudia Leitão, secretária da Cultura, que se iniciou esse projeto dos mestres. E essa exposição coroa os saberes e fazeres, as artes e ofícios, esses senhores e senhoras, guardiães da memória da nossa tradição popular”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.
*O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado (Secult – Ce), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
SERVIÇO:
Encerramento da Exposição Legado dos MESTRES
Local: Gare e Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Sábado, dia 05.11
17h – Roda de capoeira com o Grupo Capoeira Brasil, criado pelo Mestre Paulão e captaneada pelo Mestre Marcão.
18h – Espetáculo “Mateu e a cultura popular”, com o ator Cláudio Ivo.
19h – Apresentação do Boi Ceará, com Mestre Zé Pio
Domingo, dia 06.11
Encerramento da exposição (último dia de visitação, das 9h às 13h.
Curadoria: Dora Freitas (85) 998560060 e Sílvia Furtado (85) 987913662
Fotos: Jarbas Oliveria
Assessoria de Comunicação: Ana Karla Dubiela (85) 988292020