Foto: Divulgação
A fábrica da Aeris Energy, no Complexo do Pecém, recebeu nesta sexta-feira (23) o workshop “Reciclagem e Ciclo de Vida dos Componentes Eólicos”, promovido pela ABEEólica. O evento reuniu mais de 30 executivos e representantes de grandes empresas do setor para discutir caminhos sustentáveis para o destino de equipamentos eólicos ao fim de sua vida útil.
Temas como políticas ESG, operação e manutenção de parques, e tecnologias para reciclagem de pás eólicas foram destaque da programação, que também incluiu uma visita técnica à fábrica da Aeris.
“É essencial discutir processos de reciclagem com a economia circular no centro da estratégia”, afirmou o presidente da empresa, Alexandre Negrão.
A professora Juliana Lucena (IFPE) apresentou alternativas para o reaproveitamento das pás, que hoje acabam muitas vezes em aterros.
“É um desperdício grande. Temos que buscar escalabilidade para baratear os processos”, ressaltou.
Segundo Francisco Silva, diretor da ABEEólica, a maturidade da matriz eólica exige soluções práticas para o descomissionamento de turbinas.
“Já temos iniciativas que transformam pás em materiais para construção civil. Mas há espaço para muito mais”, destacou.
Com cerca de 90% dos materiais de aerogeradores recicláveis, o setor avança para consolidar sua vocação sustentável também no fim do ciclo dos equipamentos.