A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou por unanimidade na sessão desta quinta-feira (9) o requerimento, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), solicitando o envio de voto de pesar à família do ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, falecido no último dia 13 de janeiro de 2023.
“Tive a honra de conviver e ser orientado por esse grande homem que teve uma vida dedicada à educação pública. Além disso, foi um bom pai, avô carinhoso e grande incentivador dos seus filhos. Um exemplo para todos que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a pessoa íntegra e honrada que sempre foi. Trata-se de um momento difícil, mas importante para que as pessoas possam conhecer o seu importante legado”, disse Queiroz Filho.
O parlamentar também destacou que o Professor Roberto, como era conhecido, contribuiu com importantes projetos de desenvolvimento para o estado.
“Como grande pesquisador e reitor da UFC, ajudou a aperfeiçoar a atuação de inúmeros profissionais em diversas regiões do Ceará. Sempre mantinha a sua casa cheia, recebendo pessoas de todas as classes sociais, para uma palavra de consolo ou uma orientação firme”.
Currículo
Formado engenheiro agrônomo em 1968, Roberto Cláudio Frota Bezerra era também especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Nos Estados Unidos, foi professor e pesquisador visitante na área de Estatística Computacional.
Antes de ser eleito reitor da UFC em 1995, cargo no qual permaneceria até 2003, também foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (1983/1987) e pró-reitor de Planejamento (1987-1991) da instituição. Exerceu ainda o cargo de assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O professor Roberto Cláudio também ocupou, por duas vezes, o cargo de presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ele foi ainda consultor do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Espanha (2000/2003); e membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa (1996).