Foto: Dário Gabriel
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) continua seu trabalho para auxiliar na segurança alimentar dos cearenses, com a entrega de equipamentos para mais 87 cozinhas do programa Ceará Sem Fome em Fortaleza. Essa etapa contemplará um total de 290 cozinhas na capital cearense. As entregas estão acontecendo nesta semana. A primeira foi hoje (11), devendo se repetir quarta (13) e sexta-feira (15), sempre às 14 horas, em 33 bairros de Fortaleza.
Os locais de entrega variam de acordo com o dia. Nesta segunda-feira, foi no bairro Henrique Jorge. A assinatura do termo de cessão de uso dos 880 equipamentos doados à campanha aconteceu no Instituto Maria da Hora.
As unidades contempladas pelo lote estão distribuídas em 11 bairros: Autran Nunes, Bela Vista, Conjunto Ceará, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Henrique Jorge, João XXIlI, Jóquei Clube, e Pici. As cozinhas fornecem, atualmente, 3.000 refeições por dia aos moradores em situação de vulnerabilidade da região.
Representando a Alece durante a entrega, o deputado Nizo Costa (PT) reforçou a iniciativa do governador Elmano de Freitas, e a participação da Alece na campanha.
“Elmano é uma pessoa dos movimentos sociais, que sabe a realidade das pessoas, e não tem medido esforços para melhorar a vida dos cearenses, seja com o Ceará sem Fome, a primeira iniciativa de sua gestão, ou por outras ações, como a realização do mutirão de cirurgias eletivas ou a criação do programa Vai e Vem, e a Alece sempre participando ativamente daquilo que vem em benefício dos cearenses”, disse.
Na próxima quarta-feira, será a vez do Instituto de Educação Espírita Solar dos Girassóis, no bairro Prefeito José Walter; e na sexta-feira, encerra-se no Conselho Comunitário do Parque São José.
Diversos equipamentos estão sendo disponibilizados, como freezers, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras e panelas, de acordo com as necessidades específicas de cada cozinha, conforme previamente avaliado pelo Conselho de Altos Estudos da Alece.
Essa iniciativa resulta da aprovação unânime de um projeto da Mesa Diretora da Alece, no primeiro semestre de 2023, visando colaborar com o Governo do Ceará por meio do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, presidido pela primeira-dama do Estado, Lia de Freitas. O programa já conta com a atuação de 1080 cozinhas, que fornecem mais de 100 mil refeições diárias em todo o estado.
Desde o dia 28 de fevereiro, a Alece já realizou entregas para 73 cozinhas em 16 bairros, fortalecendo assim o programa Ceará Sem Fome do Governo Estadual e garantindo refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.