Artigo: “A importância do Parlamento Municipal”

O advogado Demétrius Coelho Ribeiro escreve sobre a importância do eleitor fortalezense valorizar o voto para vereador nas eleições de outubro próximo, no intuito de escolher bem e ajudar na formação de uma bancada de qualidade no parlamento municipal.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Demetrius Coelho Ribeiro*

Este ano teremos eleições municipais para prefeito e vereador, numa tendência de ser uma das mais disputadas para ocupar o Paço Municipal da cidade de Fortaleza. Até por conta desse acirramento nas eleições majoritárias haverá uma tendência natural do eleitor de se prender aos candidatos a Chefe do Executivo, dando menos ênfase aos postulantes às cadeiras na Câmara Municipal de Fortaleza.

Nesse cenário se perde a visão da importância em se eleger um bom vereador tanto quanto um bom prefeito, ressaltando que o vereador, como agente político, é um guardião da sociedade. Não ter esse olhar tem permitido que legislaturas na quarta maior capital do País tenham deixado a desejar no quesito produção de boas leis deixando, assim, de fornecer uma melhor vida em comum para a sociedade fortalezense.

O que vemos hoje são alguns parlamentares presos às suas bases (ideológicas, religiosas, de classe etc), para manter um nicho eleitoral, em viés individual e egoísta quando, na realidade, o que o cidadão de Fortaleza precisa é de representatividade nos interesses coletivos além de ter porta-vozes nas reivindicações dos munícipes junto ao chefe do Executivo, sempre buscando a conciliação, o engrandecedor debate, com postura de um representante de uma cidade pujante como é Fortaleza, e não na base da tapa, do acirramento e da agressividade para “agradar” grupos isolados de base eleitoral em efeito midiático para redes sociais.

Em outubro, cada eleitor precisa ter a dimensão da relevância do voto para vereador preferindo aqueles que tem capacidade de ser elo entre o prefeito e o fortalezense, com poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal, além de fiscalizar se esse prefeito e seus secretários estão colocando as demandas em prática.

A cada eleição a democracia nos dá o direito de fazermos a melhor escolha. Na deste ano não perca a oportunidade de votar, olhando no olho do candidato, em quem merece sua confiança.

 

*Demetrius Coelho Ribeiro é advogado desde 1997. É membro do Conselho de Administração do Instituto Cuca e membro do Conselho de Administração do Instituto Juventude e Inovação – IJI