Para marcar o transcurso do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promove nesta terça-feira (4), a partir das 17 horas, solenidade que deverá homenagear representatividades envolvidas com a causa. A cerimônia foi solicitada pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Juliana Lucena (PT) e subscrita pelos deputados Firmo Camurça (União), Luana Ribeiro (Cidadania) e Marta Gonçalves (PL).
Entre os homenageados da petista está a colega parlamentar Luana, “referência estadual na luta em prol das crianças autistas”, segundo Juliana. Também receberão placa comemorativa Gabrielle Sarah da Silva Bezerra, fundadora do Instituto de Direito, Acessibilidade e Inclusão e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/CE; Júlio César Nogueira Sousa, cidadão limoeirense e grande referência paterna no tratamento e apoio às crianças autistas e Diana Nara de Oliveira Coutinho, assistente social do Hospital e Casa de Saúde de Russas.
Juliana Lucena, que é autora do Projeto de Indicação 98/2023, que visa a criação a implantação de unidades de clínicas-escola de atendimento integral para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com Síndrome de Down nas macrorregiões do Estado do Ceará, reforça a necessidade do apoio a essas mães que sofrem com as dificuldades de acesso aos tratamentos para os filhos, principalmente com as grandes demandas e cobranças.
A parlamentar entende que, com o centro o Estado, pode fortalecer a teia de apoio na rede pública de saúde para o público e, consequentemente, para as mães atípicas, já que muitas recorrem a ONGs por não encontrarem atendimento adequado nas suas cidades.
“Ser uma mulher que levanta outras mulheres é também dar força às essas mães. Com amor, as peças se encaixam”, afirmou ela.