Assembleia Legislativa do Ceará reúne 50 toneladas para vítimas de enchentes no RS

A iniciativa do Parlamento cearense angariou alimentos não perecíveis, água mineral, ração para animais, materiais de higiene e limpeza, além de roupas.
Foto: Máximo Moura

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Paulo Rocha e Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) arrecadou e entregou quase 50 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha, denominada Movimento Acolher, foi responsável por reunir alimentos, água, ração para animais, materiais de higiene e limpeza, além de roupas. Os donativos foram encaminhados à Defesa Civil do Ceará, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Os pontos de arrecadação da Alece reuniram 19 toneladas de donativos, que foram enviados na primeira remessa. A campanha também contou com 25 toneladas de insumos arrecadados pela Polícia Civil do Ceará e mais cinco toneladas doadas pela Prefeitura de Reriutaba.

O primeiro-secretário da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB), destacou a importância da solidariedade nacional em momentos de crise.

“A tragédia no Rio Grande do Sul fez com que muitos perdessem tudo e ficassem desalojados. O povo nordestino mostra sua solidariedade e união”, disse.

Os deputados De Assis Diniz (PT) e Marcos Sobreira (PDT) reforçaram a importância da participação do Legislativo em ações de apoio à população gaúcha e na busca por soluções para evitar catástrofes climáticas. A deputada Marta Gonçalves (PL) também enfatizou a relevância do gesto.

Foto: Paulo Rocha

Cristiane Leitão, primeira-dama do Poder Legislativo cearense e líder do Comitê de Responsabilidade Social da Casa (CRS), ressaltou que a ação contou com o apoio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Todos se uniram em prol dos nossos irmãos gaúchos. A Assembleia Legislativa está mostrando a importância de ser uma Casa com responsabilidade social”, afirmou.

Luís Edson Sales, presidente da Assalce, destacou o engajamento dos servidores nos três pontos de coleta disponibilizados na Alece.

“Os servidores chegaram junto, doaram ração, alimentos, água, casacos e muitos produtos que farão grande diferença para as vítimas da enchente”, comentou.

O coordenador de polícia da Alece, coronel Clayton Fernandes, elogiou a ação da Assembleia e afirmou que as doações continuam chegando.

“As entregas são até hoje, e muitas doações continuam chegando e aumentando o número de insumos”, explicou.

O coordenador estadual de proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Haroldo Gondim, informou que as doações seguirão para o Centro de Eventos do Estado, onde serão separadas e organizadas para envio ao Rio Grande do Sul por via marítima.

“O envio é célere e existe um corredor de livre acesso para garantir a rapidez das entregas”, afirmou.

A delegada geral adjunta da Polícia Civil, Teresa Cruz, destacou a solidariedade do povo cearense e a parceria com o grupo Samaria, que resultou na doação de 25 toneladas de água e ração animal. O prefeito de Reriutaba, Pedro Humberto Coelho Marques, também agradeceu à população do município pela colaboração com cinco toneladas de mantimentos.