Foto: site/Sindjorce
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), atendendo ao requerimento do deputado estadual De Assis Diniz (PT), realiza nesta segunda (29), às 14h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração dos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).
Ao justificar a iniciativa, o deputado lembrou o papel fundamental do jornalismo na defesa e fortalecimento da democracia, especialmente no combate às chamadas fake news, que ganharam capilaridade com o advento do mundo digital.
“Como ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT-CE, sei da importância de valorizar a luta e a história de nossas entidades. O Sindijorce abriga uma categoria valorosa, fundamental neste momento de combate à desinformação e às fake news”, ressaltou De Assis.
O Sindjorce foi criado em 26 de maio de 1953. Sucedeu a Associação Profissional dos Jornalistas do Estado do Ceará, entidade fundada dois anos antes pelo jurista Paulo Bonavides. A transformação de Associação em Sindicato, por deliberação de uma assembleia geral da categoria, deu à mesma o status de entidade de classe. O Sindjorce é atualmente presidido pelo jornalista Rafael Mesquita.