Fotos: Tomaz Silva
Foi lançado o submarino Tonelero, fruto da parceria entre Brasil e França, consolidando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub). O evento, realizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, contou com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron.
Lula destacou a importância do ProSub para a soberania nacional e o desenvolvimento da indústria naval brasileira, prevendo ainda mais colaborações futuras entre os países.
“Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que dominam a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de Defesa do Brasil”, destacou o presidente brasileiro.
Macron enfatizou a troca de conhecimento e a cooperação entre França e Brasil, ressaltando a relevância da independência e soberania de ambas as nações.
“Jamais compartilhamos tanto o nosso know how como estamos fazendo agora com o Brasil. Temos muito orgulho de ter feito isso”, disse o presidente francês.
O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio de Olsen, salientou os interesses convergentes entre os dois países, abrangendo segurança, combate às mudanças climáticas e direitos humanos. O ministro da Defesa, José Múcio, ressaltou os benefícios econômicos e sociais do programa, como a geração de empregos e o aumento da renda.
O ProSub promete um impacto significativo na economia, com mais de 60 mil empregos gerados direta e indiretamente. O submarino Tonelero, com mais de 71 metros de comprimento e 1.870 toneladas, será submetido a testes para avaliação de sua estabilidade e sistemas de navegação e combate.
A transferência de tecnologia da França fortalecerá a capacidade do Brasil na construção e operação de submarinos. O programa inclui a construção de infraestrutura industrial e de apoio em Itaguaí.
Com a entrega dos submarinos Humaitá e Riachuelo e a futura entrega do Angostura, o ProSub avança. A fabricação do submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto também está nos planos.
Equipados com tecnologia avançada, os submarinos do ProSub representam uma forte capacidade dissuasória. O programa promete impulsionar não apenas a defesa nacional, mas também setores civis, como ciência, tecnologia e inovação.
Veja, abaixo, reportagem da TV Brasil sobre o evento.
*Com informações da Agência Brasil