Pesquisar
Close this search box.

Carro voador eletrico será apresentado quinta-feira (21) no BS Design em parceria da Vertical Conect com IFCE

O Genesis X1 foi projetado para ser alternativa de locomoção em centros urbanos com alta eficiência e segurança.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação 

A Praça BS, no BS Design, será palco na próxima quinta-feira (21), às 10h, da apresentação do protótipo do eVTOL Genesis X1, carro voador elétrico. O eVTOL é um misto de carro voador e helicóptero elétrico que planeja revolucionar a mobilidade urbana. O projeto está sendo desenvolvido pela Vertical Connect, startup cearense de mobilidade aérea e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O Genesis X1, veículo para ser alternativa de locomoção em centros urbanos com alta eficiência e segurança, será um eVTOL homologado para duas pessoas e que deve se concentrar em rotas essencialmente urbanas, mas com preço acessível.

O Genesis X1 terá 8 rotores e 8 hélices e será capaz de levar dois passageiros, além de ser equipado com sistemas de segurança avançados, como sistemas anticolisão e pára-quedas balísticos, posicionados estrategicamente na aeronave para proporcionar mais segurança.

Por ser 100% elétrico, os custos para abastecimento do Genesis X1 são bem menores do que um carro a gasolina. Além disso, os motores elétricos são de manutenção muito mais fácil do que os a combustão, com mais segurança e recursos de redundância avançados.

A Vertical Connect espera, também, se tornar referência no mercado de mobilidade urbana no Brasil, oferecendo não apenas o eVTOL, mas também cursos de formação de pilotos e mais serviços. As operações iniciais da Vertical estão concentradas em Fortaleza. A fábrica também será no Ceará, mas o escritório comercial está em São Paulo.

Características do Gênesis-X1

Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.
O tempo máximo de voo será de 60 minutos.
Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.
Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.

A perspectiva é que o modelo seja usado para os deslocamentos urbanos em um futuro que esteja pronto para a utilização dos carros voadores, com ajustes na infraestrutura e nas regulações.
O Gênesis-X1 é planejado para operar com voos totalmente elétricos, sem o uso de combustíveis fósseis.

Em comparação com os helicópteros, os eVTOL fazem trajetos mais curtos e são mais silenciosos.

O Gênesis-X1 deverá fazer o deslocamento entre vertiportos, locais de pouso e decolagem menores do que helipontos e que darão mais opções de destinos para viagens.
Coord. de Comunicação
BSPAR Incorporações SA
Fone: 85 3924-6109 /