Foto:
O Ceará registrou uma redução de 19,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em fevereiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, foram 206 ocorrências no segundo mês deste ano, 51 casos a menos que os 257 registrados em fevereiro de 2024. Esse é o melhor índice desde dezembro de 2019, quando o estado contabilizou 205 mortes.
O balanço mensal indica que todas as regiões cearenses apresentaram queda nos registros de homicídios. O Interior Norte liderou a redução, com um recuo de 38% no número de crimes dessa natureza. A Região Metropolitana de Fortaleza também teve destaque, com uma diminuição de 24,4% nos casos. Já a capital cearense registrou uma queda de 5,8%.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, avaliou que os números refletem o trabalho das forças de segurança e o impacto dos programas implementados. Segundo ele, além da redução nos homicídios, houve um aumento na apreensão de armas de fogo, com uma média diária de 20 apreensões, contra 16 registradas no segundo semestre de 2024. Também cresceram os índices de prisões em flagrante e o cumprimento de mandados de prisão.
“Um exemplo de programa que potencializa o combate ao crime é o programa Ceará Contra o Crime, que reforça a determinação do Governo do Ceará na busca para trazer paz e tranquilidade para população, com investimentos em segurança pública, em recursos humanos e em recursos materiais”, destacou o secretário.
Em janeiro deste ano, foi inaugurado o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), com investimento de R$ 11,2 milhões. O equipamento reúne serviços de 13 instituições e reforça a resposta rápida às ocorrências.
Outro avanço foi a criação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), aprovado em fevereiro. O projeto visa aprimorar o planejamento das operações policiais e otimizar os recursos disponíveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também recebeu novos equipamentos e passou por reformas, totalizando um investimento superior a R$ 2 milhões.
Além das ações estruturais, o governo reforça a importância da participação da população no combate ao crime. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, com garantia de sigilo absoluto. A plataforma “e-denúncia” também está disponível para envio de informações pelo site do serviço.
A sequência de quedas nos índices de homicídios mantém a tendência de melhora observada desde o segundo semestre de 2024. A expectativa é de que os esforços continuem para consolidar um cenário de maior segurança no estado.