Na manhã desta terça-feira (21), o governador Elmano de Freitas recebeu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o cônsul-adjunto e chefe de Chancelaria do Consulado Geral da França em Recife, Jérémie Faucon, e o adido de Cooperação do Consulado da França em Recife, Sébastien Dahyot. Com a participação, via internet, da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, foi assinado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, um acordo de cooperação técnica a fim de aprimorar a oferta do ensino da língua francesa nos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e nas escolas da rede pública estadual.
O governador agradeceu a visita da comitiva francesa e destacou a importância da cooperação para a qualificação dos professores e alunos da rede estadual. “Essa integração entre o Estado do Ceará e o governo francês é de extrema importância para a formação dos nossos professores e também para capacitar ainda mais nossos alunos, oferecendo a eles maior condição de competitividade no mercado de trabalho. Nossa intenção é que, no futuro, nossos alunos possam participar de um intercâmbio na França para desenvolver o idioma que aprendem nos nossos CCIs, mas também a fim de que possam ter contato com outra cultura”, comentou Elmano de Freitas.
Para a embaixadora Brigitte Collet, a política educacional do Ceará é modelo pro Brasil. “Desde 2020, o idioma francês foi inserido nos Centros de Cearense de Idiomas e estamos aqui para celebrar esse acordo que vai institucionalizar a cooperação entre o Ceará e o Estado Francês para que haja um programa de formação continuada dos professores da rede estadual e ampliando a capacidade de formação de novos alunos no idioma, abrindo oportunidades abre oportunidades e novos horizontes”, afirmou.