Coordenadores regionais do Despoluir, o maior programa ambiental da iniciativa privada do País, e equipes técnicas das Federações de transporte da região Nordeste participam, nos próximos dias 27 e 28 de abril, em Fortaleza, do II Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir – Nordeste. O grupo passará por reciclagem em Avaliação Veicular Ambiental e em Avaliação da Qualidade do Diesel. Estes são serviços gratuitos oferecidos pelo Despoluir às empresas do setor que buscam aprimorar a inspeção ambiental em veículos movidos a diesel e a análise do combustível contido no tanque de armazenamento das garagens das empresas de ônibus e caminhões.
O encontro conta com a parceria da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans). A abertura e o primeiro dia de atividades do evento ocorrem na sede da Federação. A programação inclui duas atividades práticas externas. A primeira será um treinamento na transportadora Vega S.A. e a segunda visita ao Porto do Pecém. A dinâmica na empresa de transporte rodoviário urbano de passageiros busca aproximar os participantes da realidade cotidiana das avaliações no ambiente de trabalho do transportador. Já a excursão até a área portuária visa conhecer a estrutura do centro de pesquisa envolvido na produção, no Brasil, da primeira molécula de hidrogênio verde (H2 verde) – combustível produzido a partir de fonte de energia renovável.
SOBRE O PROGRAMA DESPOLUIR
O Programa Ambiental do Transporte da CNT é o maior da iniciativa privada no Brasil e tem como objetivo divulgar boas práticas ambientais, além de contribuir com os esforços mundiais visando à redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global.
Criado em 2007, o Despoluir desenvolve estudos e serviços gratuitos para o transportador que busca evitar os impactos negativos da atividade transportadora no meio ambiente. Com o Programa, as empresas de transportes parceiras recebem visitas periódicas das equipes técnicas para terem uma avaliação de suas frotas e combustíveis armazenados.
Os ganhos são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando a redução de custos – até a melhoria da qualidade do ar devido à redução de emissão de poluentes na atmosfera. O investimento também eleva as empresas do setor a um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.
Ao longo da sua atuação, foram realizadas mais de 4 milhões de avaliações veiculares, atendendo a mais de 55 mil transportadores. Desta forma, o Programa atinge o seu propósito de promover o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil.
SOBRE A FETRANS
Com 33 anos de atuação no setor de transportes de passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão, no último mês de abril, a Federação dos Transportes (Fetrans) possui papel representativo, a atuando na defesa dos interesses do setor de transportes e para o desenvolvimento da mobilidade urbana, reforçando ações que prezem pela manutenção e pelo aprimoramento dos sistemas de transporte coletivo, garantindo, junto aos sindicatos e às empresas, a oferta desse serviço à população.
É uma entidade constituída para representar os filiados de sua base territorial junto à sociedade civil e aos poderes públicos, colaborando com as políticas de desenvolvimento do transporte. A Federação caminha de braços dados com o Conselho Regional Nordeste I (CRNE I) do Sest Senat, que conta com uma estrutura de sete unidades operacionais espalhadas por sua base de atuação, trabalhando para o desenvolvimento profissional e bem-estar do trabalhador em transporte e sua família.
SERVIÇO
II Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir – Nordeste
Data e hora: 27 e 28 de abril, a partir das 9h
Local: Sede Sistema FETRANS
Endereço: Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Atividades externas:
-
Oficina prática na transportadora Vega S.A.
Dia: 27 de abril, das 9h às 12h30.
Local: Av. Filomeno Gomes, 664 – Jacarecanga, Fortaleza (CE)
-
Visita ao Porto do Pecém
Dia: 28 de abril, das 8h30 às 12h
Local: Esplanada do Pecém, s/n – Distrito do Pecém, São Gonçalo do Amarante (a 64 km de Fortaleza)