Foto: Divulgação
Sobre as Asas. Esse é o novo show que o cantor e compositor cearense, Isaac Cândido, acaba de montar com músicas inéditas e numa versão intimista com voz, violões e guitarra. A apresentação conta com o patrocínio da BSPAR, Café Santa Clara e Centro Cultural Banco do Nordeste.
Na ocasião, Isaac apresentará ao público músicas compostas com uma afinação exclusiva, criada pelo compositor durante a pandemia.
Nos últimos três anos o artista se dedicou a composição, contando atualmente com pelo menos 190 novas obras de autoria em parceria com os poetas; Marcus Dias, Simone Guimarães, Jorge Vercillo, Davi Duarte, Íris Cavalcante, Ricardo Guilherme, Pedro Frota, Wagner Castro, Sara Sintique, Marcos Sampaio, Keila Cândido, Sílvia Varela, Henrique Beltrão, Ricardo Kelmer, Aluisio Martins, Mara Monteiro, Alberto Perdigão, Patrícia Poliana, Alexandre de Lima Sousa, Zilmar Silva, Roberto Flávio, Chico Araújo.
O artista reunirá neste show mais de 27 músicas especialmente selecionadas para o evento.
SOBRE AS ASAS de ISAAC CÂNDIDO, instiga a curiosidade do público para conhecer o trabalho inédito de composição do artista, tendo como referencial as composições recentes do compositor.
“Democratizar o acesso a um produto cultural de qualidade que enriquece, modifica e fomenta a formação de plateia em nosso país é, sem dúvida, uma responsabilidade social importante e necessária nos dias de hoje”, defende Cândido.
Isaac Cândido é o que se costuma chamar de artista multimídia: cantor, compositor, músico e produtor cultural. Ao longo de 35 anos de carreira, seus trabalhos foram caracterizados pela ousadia, diversidade e determinação, através de ricas melodias, sofisticadas harmonias e textos de forte influência concretistas.
São mais de 750 composições, numa mistura de ritmos com sotaques do nordeste brasileiro, anuncia a que Isaac veio: forte candidato ao time titular da nova M.P.B.
Discografia de Isaac Cândido
1999 I Isaac Cândido
2005 I Algo sobre a distância e o tempo (em parceria com o compositor Marcus Dias)
2012 I Cândidos – Simone Guimarães canta Isaac Cândido (um disco que a cantora gravou com músicas do artista e participação especial de Fagner)
2021 I Pra Visitar Aldeias.
Críticas
“Isaac Cândido é um dos maiores compositores do Brasil. Mestre da harmonia, incansável descobridor de novos e surpreendentes caminhos para o lirismo de poetas em que reconhece parceiros, mergulhador sem medo da busca do risco de cada acorde que conduz a outra densidade, outra ambiência, outra sensação. Atenção. Vertigem. Deslocamento. Encontrar a música de Isaac é saltar do alto do mundo “real” do esperado e da aparência para chegar mais perto da verdade de quem se é”. Com suas canções, na palavra do parceiro Marcus Dias, somos todos nós assim.
*Dawlton Moura I Compositor, jornalista, produtor cultural e crítico de música
“Em tempos de discos virtuais, reuniões por aplicativos, singles independentes, atenção a números, algoritmos, views, curtidas e gráficos, Isaac Cândido reinventa o tempo e olha para o que é essencial: a música. Foram 15 anos sem trabalho inédito. Agora, ele reacende a chama artística com Sobre as Asas, onde apresenta canções inéditas, compartilhadas com poetas, músicos, amigos. Esse é o resultado de um mergulho interno, um esforço diário de recuperar rascunhos de letras e melodias guardados em papéis, cadernos, e-mails, guardanapos e pastas. O objetivo aqui é alcançar sensibilidades, sentimentos represados. Sobre as Asas é show sem pressa, com silêncios, palavras, segredos, detalhes, histórias. Adentrar por seus caminhos é um convite. De se perder por eles é inevitável. Há muito o que descobrir, basta ouvi-lo.
*Marcos Sampaio I Jornalista e crítico de música.
“Um dos maiores compositores que conheci nos últimos tempos. É sempre um prazer cantar e tocar ao seu lado.” O mais importante em Isaac Candido, certamente não será o que se diz sobre ele, mas sim, o que ele diz com profundidade em suas canções e no seu olhar sobre o mundo. A ruptura criativa é forte elemento de contraste em suas harmonias e melodias, sua presença é marcante, suas canções são belas. Ele acredita no que faz, e faz com amor e determinação. Faça-se a luz a esse querido artista brasileiro. No que depender de mim ele estará a salvo do ostracismo brasileiro, não porque ele precisasse da minha voz, pois, sua voz é bela e precisa, mas somente porque eu me apaixonei por suas canções. (Simone Guimarães – cantora e compositora);
” Sei da batalha dele, do talento dele, sempre vejo que por onde ele passa é muito querido.” (Fagner – cantor e compositor);
“Quando conheci o Isaac em Fortaleza abrindo um show para mim, no Theatro José de Alencar, confesso que me senti envolvida pelo conjunto de talento que ele tem. Para meu gosto, como cantor ele é perfeito tem força, causa impacto com essa dicção clara, o violão sempre bem tocado, a figura importante sem ser pretensiosa. Tudo isso, se junta a uma composição atraente a qualquer platéia, pois a poesia é fácil de se gostar e com tudo isso tem sido mesmo um grande prazer, traze-lo ao público carioca abrindo alguns shows por aqui. Espero estar colaborando com a MPB ao mostrar esse poeta novo e jovem que só precisa de vitrine, o resto ele já têm. Bem-vindo aos olhos e ouvidos e aos corações de quem realmente gosta de música boa.” (Leny Andrade – cantora);
“Isaac Cândido é uma das três maiores presenças da atualidade musical cearense. Presença de palco, repertório selecionadíssimo, sabe escolher os seus parceiros, têm consciência e pratica da responsabilidade do cantor e compósito e porta o dom natural de um belíssimo e grave timbre vocal. Precisa mais?” (Alano de Freitas – crítico de arte);
¨Para quem pensa que ouviu tudo, que a revolução poética da MPB acabou nos anos 60 e parou nos nomes tradicionais (com exceções isoladas), dou um conselho: ponha este CD no toca-disco e prepare-se para uma boa surpresa. Os cearenses Isaac Cândido e Marcus Dias realizam o nobre pacto da música de qualidade com poesia de alto nível. As onze faixas conseguem ser modernas e profundas, coisa rara no panorama musical contemporâneo. (Daniel Brasil- Jornalista)