Foto: Divulgação
O senador Cid Gomes comanda reunião nesta segunda (18), às 17 horas, para discutir o futuro do grupo que ele lidera e está de saída do PDT. A pauta central é o destino de 43 prefeitos pedetistas que expressaram intenção de deixar a sigla em busca de novos horizontes políticos em 2024.
Duas opções se destacam: o PSB, já de portas abertas conforme afirmou o presidente estadual Eudoro Santana, e o Podemos, cujo presidente estadual, Bismarck Maia, mantém estreitas ligações com Cid Gomes. O anúncio dessa decisão já foi adiado três vezes, daí porque gera grande expectativa no meio político cearense.
Neste domingo (17), Eudoro e Bismarck prestigiaram o ato de filiação do presidente da Assembleia legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, ao PT. Havia uma expectativa também de que Cid Gomes também se fizesse presente, o que acabou não acontecendo. Semana passada o senador chegou a se dizer frustrado com a decisão de Evandro, preferia que ele acompanhasse o seu grupo em uma migração em bloco para uma mesma legenda.
Apesar disso, há sinalização de coesão no grupo, vários dos deputados liderados por Cid compareceram à filiação de Evandro. É aguardar a reunião desta segunda para conhecer o desfecho desse longo embate entre pedetistas que remonta à última eleição, quando o partido apostou em Ciro Gomes para presidente, enquanto a maioria do Ceará voltou-se para Lula.