Em missão na Holanda, comitiva da FIEC participa do maior evento de H2V do mundo e cumpre agendas nos portos de Roterdã e Amsterdã

Junto com o Governo do Estado, Porto do Pecém e Utilitas, a FIEC tem um estande onde divulga ações do Ceará no hub do H2V, e apresenta as potencialidades e vantagens competitivas para atração de investimentos em transição energética.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Ascom/FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participa, desde a última segunda-feira (20), do World Hydrogen 2025 Summit & Exhibition, maior evento do mundo com foco em hidrogênio verde e transição energética, realizado em Roterdã, na Holanda. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, lidera a comitiva do Sistema e realiza atividades voltadas a apresentar as vantagens competitivas do Estado do Ceará no segmento, junto a representantes do poder público, academia e setor produtivo cearenses.

Compõem a delegação o superintendente regional do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim; e a assessora do SENAI Ceará para Transição Energética, Isabela Maciel. Também estão presentes na feira internacioanl equipes do Governo do Estado, do Complexo do Pecém, da Utilitas, da Fortescue, da Casa dos Ventos e da Voltalia.

O Sistema FIEC marca presença na feira com um estande, em parceria com o Governo do Estado, Porto do Pecém e Utilitas. A ação tem como objetivo divulgar o campo de ações desenvolvido pelo Ceará no hub do H2V, assim como apresentar as potencialidades e as vantagens competitivas do cenário cearense para atração de investimentos em transição energética.

“Nós estamos todos aqui com o objetivo de entender tudo o que tem de melhor no mundo na área da transição energética ligada ao hidrogênio verde. É uma feira enorme, com participação de inúmeros países. Nós temos uma grande oportunidade de mostrarmos que o Ceará está preparado para esse momento”, avaliou Ricardo Cavalcante, reforçando ainda o trabalho de excelência de todas as casas do Sistema FIEC — SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará e Observatório da Indústria Ceará — para garantir a estrutura necessária aos ambientes de negócio.

 

Missão cearense em Roterdã: as potencialidades e vantagens do Ceará na produção do H2V

 

O presidente da Federação também citou a participação estratégica do SENAI Ceará, que desempenhará papel fundamental na formação de profissionais para a implantação do H2V no Pecém.

“O Sistema FIEC está com o SENAI Ceará buscando aprofundamento sobre as demandas de qualificação que precisamos atender neste momento tão estratégico, mas também mostrando ao mundo o que nossa instituição tem promovido em suas ações.”

O espaço da comitiva cearense apresenta aos participantes do evento uma plataforma — desenvolvida pela FIEC e lançada na feira — que integra todos os projetos voltados às energias renováveis no Ceará, com detalhamento de infraestrutura, indústrias envolvidas, investimentos em qualificação profissional, políticas públicas, dentre outros pontos positivos que colocam o estado em posição de destaque internacional.