Empresas se preocupam cada vez mais com o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Question Pro, mostrou que seis em cada 10 trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho. A insatisfação é maior entre a “geração Z” (18 a 29 anos), com 35%. A pesquisa foi realizada com 1.500 profissionais do país inteiro, entre os dias 15 e 22 de abril.

Essa realidade não surpreende o mercado, que já vem investindo em estratégias para valorizar seus colaboradores, com o intuito de promover bem-estar no ambiente de trabalho e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Salário e plano de carreira continuam sendo importantes, mas reconhecimento profissional, flexibilidade, trabalho com propósito, clima organizacional, entre outros itens, fazem a diferença na forma como o colaborador encara as atividades profissionais.

A Cimento Apodi, uma das indústrias mais modernas e tecnológicas em produção de cimento do País, vem consolidando diversas iniciativas com o intuito de cuidar da saúde emocional dos funcionários.

Entre elas está a implantação, realizada em 2024, de uma ferramenta de Avaliação de Engajamento Contínuo, que conta com a adesão semanal de 82,2% dos colaboradores. Nela, os funcionários podem deixar registrado, de forma anônima, suas satisfações e insatisfações com a empresa. Com isso, os gestores conseguem captar e atuar, em tempo real, nas diversas nuances que impactam na conexão emocional do colaborador com a empresa.

“Uma das dimensões avaliadas é ‘bem-estar’. Com base nesses dados, podemos repensar e propor programas e ações que incentivem comportamentos relacionada a bons hábitos e a diminuição do estresse para fomentar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO e Sustentabilidade da Apodi.

A Apodi conta também como o Programa de Apoio Pessoal, realizado por meio da plataforma Auster. Todos os colaboradores tem a disposição, gratuitamente e de forma rápida e sigilosa, psicólogos para ajudar a superar momentos de desafio. O serviço é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.

A empresa também incentiva que os gestores utilizem a ferramenta de avaliação e a plataforma Auster em prol da sua própria saúde mental.

“Acreditamos que isso irá fortalecê-los na vida pessoal e profissional, ajudando a enfrentar os desafios do dia a dia de maneira saudável e eficaz”, frisa Luciane Mello. “Investir no bem-estar e na saúde dos colaboradores é uma prioridade que vai além de qualquer política. Estamos continuamente buscando novas formas de apoiar nossa equipe nos momentos que realmente importam, e nosso objetivo é evoluir para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais agradável e acolhedor, refletindo nosso compromisso com o bem-estar e a satisfação da equipe,” conclui a profissional.