A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta semana, sessão solene para a entrega das 260 medalhas de ouro obtidas pelos estudantes das redes públicas e particulares do Ceará na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), realizada este ano.
Promovida no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, a solenidade foi organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), órgão da Alece. A OBRL 2022 teve como personalidade homenageada o matemático, lógico e filósofo brasileiro Newton da Costa.
Os trabalhos foram presididos pelo diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, que destacou a importância da Olimpíada, que nasceu de um projeto iniciado há 16 anos em Recife, Pernambuco. Os idealizadores da OBRL, Senun Nunes, presidente da Comissão Organizadora, e Artur Ataíde, presidente da Comissão Elaboradora, também compuseram a mesa da solenidade.
Durante o evento, os estudantes foram separados de acordo com as categorias em que disputaram a Olimpíada, que vai do nível Teta, para aqueles que estão no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental, até o Delta, onde concorrem os matriculados na 1ª, 2ª ou 3ª série do ensino médio.
O diretor do Inesp ressaltou o papel dos pais na conquista e na trajetória escolar das crianças e jovens. “O importante não é a medalha em si, mas a aprendizagem e o esforço que há por trás, isso gera para os pais um sentimento de que os filhos estão no caminho certo” pontuou.