Fernando Santana desiste de disputar presidência da Alece e busca preservar aliança governista

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Junior Pio

O deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou na noite desta sexta-feira, 22, que não será candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A decisão ocorre em meio a tensões políticas envolvendo a base governista, especialmente entre o senador Cid Gomes (PSB) e o governador Elmano de Freitas (PT).

A indicação do nome de Fernando para liderar o Legislativo havia gerado desconforto entre aliados, sendo apontada como o estopim para o recente afastamento de Cid da base do governo estadual. A principal queixa seria a concentração de poder do PT, que já ocupa a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado e a Presidência da República. Além disso, a escolha do nome de Fernando teria sido feita sem consulta prévia a lideranças do PSB, como Cid Gomes e o presidente estadual da sigla, Eudoro Santana.

O descontentamento se tornou público após uma reunião entre Cid e Elmano, realizada na última sexta-feira, 15. Segundo relatos, o encontro foi breve e terminou com o senador comunicando seu afastamento do núcleo governista.

O anúncio de Fernando Santana

Em sua nota oficial, Fernando Santana destacou o compromisso com o projeto político liderado por nomes como o presidente Lula, o governador Elmano e o ministro da Educação, Camilo Santana. Ele classificou como uma honra ter sido considerado para o cargo e agradeceu o apoio recebido dos colegas parlamentares.

“Fiquei feliz e honrado por ter meu nome lembrado e acolhido pelos companheiros deputados. No entanto, diante de algumas ponderações e do atual contexto, para a importância da manutenção dessa aliança coesa e forte, anuncio que abro mão de minha candidatura”, escreveu o deputado.

Fernando reforçou que sua decisão foi tomada em nome da unidade política e descartou ambições pessoais.

“Faço isso com a tranquilidade da alma, porque não faço política como projeto pessoal, mas coletivo. Continuarei firme, ao lado dos nossos aliados, na luta por um Ceará cada vez mais forte”, concluiu.