Fortaleza sedia encontro internacional sobre governança digital no Sul Global

O evento vai discutir indicadores e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável dos países abaixo da linha do Equador.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação/Centro de Eventos do Ceará

Com foco nos desafios da Era Digital para países em desenvolvimento, o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global será realizado de 11 a 13 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento reunirá delegações oficiais de mais de uma dezena de países, incluindo integrantes do BRICS, do Mercosul e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de participantes de mais de 30 nações.

A proposta do fórum é discutir indicadores e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável sob a perspectiva do Sul Global. Serão mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais debatendo temas como saúde, educação, orçamento público, favelas, turismo, meio ambiente, comunicação e raça, entre outros.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Governo do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o encontro se insere num contexto de destaque para o Brasil na cena internacional: em 2025, o país ocupa a presidência tanto do BRICS quanto do Mercosul e sedia a COP 30, em Belém (PA).

As inscrições presenciais são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de junho, exclusivamente pelo site do IBGE. As vagas são limitadas e direcionadas a gestores públicos, pesquisadores, estudantes, profissionais do setor privado e representantes da sociedade civil. O evento oferece certificado e contará com tradução simultânea nas mesas internacionais.

Entre os destaques da programação, estão oficinas sobre uso de dados públicos em políticas públicas e mesas redondas voltadas à formulação de indicadores mais sensíveis às realidades locais dos países do Sul. A programação completa está disponível em eventos.ibge.gov.br/triplo-forum.

O Triplo Fórum marca a tentativa de articular soluções compartilhadas em um momento em que o uso intensivo de dados e a digitalização ganham cada vez mais centralidade na gestão pública e na cooperação internacional.

Mais informações pelo  e-mail eventos@ibge.gov.br