Pesquisar
Close this search box.

Lançada em Fortaleza a 37ª edição do Rally Cerapió 2024

Uma das mais tradicionais provas do país de off-road larga novamente da Praia do Cumbuco.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os fortalezenses conheceram na noite desta terça-feira (6), no restaurante Chico do Caranguejo, na Aldeota, todos os detalhes da 37ª edição da maior prova off-road de regularidade da América Latina. Por mais um ano, o Rally Cerapió dá a largada na Praia do Cumbuco, em Caucaia, e coloca o Ceará para abrir o calendário nacional de várias modalidades dos esportes a motor e de ciclismo.

Pela primeira vez na história do evento a Confederação Brasileira de Motociclismo vai supervisionar três modalidades pontuando para o Campeonato Brasileiro. Enduro de Regularidade, quadriciclos e UTVs vão competir pelo troféu do Rally Cerapió e por posições no ranking nacional.

Fotos: Divulgação

Além disso, os carros continuam marcando pontos no Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade, da Confederação Brasileira de Automobilismo, e os ciclistas para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo na maratona Stage Race de Mountain Bike.

Para os fãs de off-road que preferem não competir, o Cerapió vai continuar com o mototurismo e expedição de carros 4×4. Essa diversidade torna o evento o único do mundo que reúne essa quantidade de categorias.

Outra novidade para 2024 é o percurso. Depois de dois anos percorrendo o litoral de Ceará, Piauí e Maranhão pela Rota das Emoções, o rally se desloca para as serras. Em solo cearense os pilotos vão subir as serras de Uruburetama, Meruoca e Ibiapaba. Para os ciclistas, um grande desafio vai ser encarar mais de 1500m de altimetria.

Outra característica do roteiro é seu perfil cultural. Cidades e monumentos históricos vão enriquecer o percurso. Viçosa do Ceará, Monumento dos Heróis do Jenipapo e o Monumento da Balaiada são alguns dos pontos pelos quais a caravana do rally vai passar.

Esse movimento, que reúne mais de mil pessoas em cinco dias de Cerapió 2024, vai dinamizar a economia de todos os municípios que estão no percurso.

“O evento vai gerar mais de R$8 milhões na economia dos municípios envolvidos. Isso são fontes seguras baseadas em um índice que o Ministério do Turismo fala que um turista de eventos deixa em cada cidade por dia”, detalha o CEO do evento Ehrlich Cordão.

Ehrlich Cordão, CEO do Cerapió

E a expectativa é internacionalizar ainda mais a competição que em 2023 já contou com a presença de competidores de três países europeus.

“Recebi o convite de um brasileiro que mora no Canadá para apresentar o rally para grupos desse país e estamos nos organizando para que eles participem”, revelou Ehrlich Cordão. Ele ainda espera lançar o Cerapió 2024 na Espanha e em Portugal.

Mas o evento não poderia deixar de lado as ações sociais. Mais uma vez vão ser realizadas a Trilha sem Fome, que distribui mais de 500 cestas básicas, e a De Olho na Trilha, na qual são doados, anualmente, cerca de 100 óculos. A novidade é uma parceria com a ONG + Vida, que vai contribuir para o plantio de mudas que vão fazer a compensação de carbono do Cerapió 2024.

As inscrições já estão abertas no site do evento. Os competidores podem aproveitar os menores preços do primeiro lote.