Foto: Divulgação
No evento promovido pela Federação do Comércio do Ceará (Fecomercio-CE), os pescadores artesanais do estado tiveram a oportunidade de discutir suas demandas e necessidades com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O encontro, que contou com representantes do governo, políticos, empresários e diversas associações, abordou os principais desafios enfrentados pelo setor pesqueiro.
O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt , anunciou medidas importantes, como a implantação de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltadas para os pescadores, visando possibilitar sua educação formal. Além disso, em parceria com a Superintendência de Pesca e Aquicultura no Ceará, o Sistema Fecomércio se comprometeu a restaurar jangadas e embarcações.
“O nosso intuito é auxiliar o setor da pesca para que possa crescer economicamente e ocupar o espaço que merece, com o devido respeito para as pessoas que vivem da pesca”, disse Gastão.
Outro destaque foi a inclusão do pescado no Programa de Compra Direta do Sistema Fecomércio, que destinou recursos significativos para a aquisição de alimentos destinados às cozinhas do Sesc e Senac.
Durante o evento, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Ceará, Raimundo Fêlix, enfatizou os desafios enfrentados pelo setor, como a flexibilização e desburocratização das vistorias nas embarcações, a garantia do seguro-desemprego, mais transparência nas medidas provisórias e portarias, e a preocupação com projetos de energia eólica que afetam negativamente a pesca.
“A pesca necessita de homens com visão e determinação, porque o mar é um celeiro de desenvolvimento para qualquer nação. Tudo começa no mar”, defendeu.
O Ministro André de Paula também destacou a importância da recriação do Ministério da Pesca e a criação de uma subsecretaria de pesca artesanal para o setor e seus trabalhadores. Ele se comprometeu a defender os interesses dos pescadores e articular medidas junto ao Executivo Federal para resolver os principais problemas apontados durante o encontro.
“Estou feliz de estar no Ceará, o Estado que está no mapa da pesca e é figura central do setor que vem crescendo aqui por mérito de vocês, pescadores. Agora, vamos dar as mãos e avançar ainda mais. Nossa força é a nossa unidade”, destacou.
O evento trouxe à tona a relevância do setor pesqueiro e a necessidade de união de esforços para garantir o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos pescadores artesanais do Ceará.