O aeroporto Pinto Martins desbancou Salvador e Recife e é, hoje, o que registra o maior movimento de passageiros internacionais do Nordeste. Fruto da ampliação e modernização do terminal, hoje administrado pela alemã Fraport, além do trabalho do governo estadual, especialmente com a Secretaria de Turismo divulgando o estado nas principais feiras do setor, mundo afora, e a atração para Fortaleza do hub da Air France/KLM, com voos diretos entre a capital cearense e Paris e Amsterdã, além de outros voos internacionais para a Miami e Orlando (EUA) e Buenos Aires.
Em 2022, a movimentação de passageiros internacionais, (embarque e desembarque) no aeroporto internacional de Fortaleza atingiu 231 mil passageiros um crescimento de 250% em relação a 2021, representando 36% da movimentação nordestina.
No aeroporto internacional de Salvador a movimentação atingiu 173 mil passageiros um aumento de cerca de 200% em relação a 2021, representando 27% da movimentação nordestina.
O aeroporto de Fortaleza ocupa o 1º lugar no ranking do Nordeste e o 6º lugar entre os maiores do país. Já o aeroporto de Salvador é o 2º lugar no ranking do Nordeste e o 8º lugar entre os maiores do país.
O aeroporto de Salvador, assim como todos os demais do país, ainda não alcançou a movimentação pré-pandemia que foi 430 mil de passageiros em 2019, mas desde então ultrapassou o aeroporto de Recife, que nesse ano registrou movimentação mais que a de Salvador, mas perdeu posição e hoje ocupa o 3º lugar no Nordeste. Os dados são da Anac.
*Com informações do site Bahia Econômica