Polícia Civil e o Ministério Público do Ceará (MPCE), através da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), realizaram na manhã de hoje(30), um a operação que terminou com o afastamento, por 180 dias, do prefeito de Itaiçaba, Frank Gomes, a prisão do irmão do prefeito, Ermogenes Gomes, e do deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante). O secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo também foi afastado.Quem assume a prefeitura é o assume o vice Iranilson Lima Bezerra.
Segundo o MPCE, foram cumpridos dois mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão.
O prefeito Frank Gomes (PDT) é investigado por possíveis desvios de verbas públicas em contratos com empresas ligadas ao parlamentar eleito Stuart Castro.
A ação da Procap investiga delitos como crime de responsabilidade, falsidade ideológica, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, que possam ter acontecido por meio de desvio de recursos públicos e pagamentos indevidos.Foram determinadas, pelo Tribunal de Justiça, busca e apreensão na Prefeitura do Município. A Justiça também determinou a quebra de sigilo fiscal e bancário dos envolvidos inclusive das empresas.