Presidente da FIEC e comitiva participam do Encontro de Produtores Rurais e da inauguração da sede da FAEC/Senar, na ExpoCariri

ExpoCariri

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Ascom/FIEC

No último sábado (07/12), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado de membros da Diretoria da instituição, marcou presença na primeira edição da ExpoCariri, evento que reúne as principais iniciativas e produtores da agropecuária nordestina. Realizada no município de Barbalha, de 6 a 8/12, a feira foi promovida pelo Sistema FAEC/Senar e pela Embrapa Algodão, com parceria da FIEC, Sebrae e Governo do Ceará.

Em uma área de 10 hectares, irrigada e plantada, o evento reúne mais de 40 empresas expositoras e um público estimado de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de atividades, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e interessados em geral. A programação conta com exposições e palestras relacionadas à agropecuária e à apresentação de soluções tecnológicas aplicáveis ao setor, e a FIEC marcou presença entre os estandes, apresentando os projetos de suas casas para a agropecuária.

Encontro dos Produtores Rurais do Cariri

Um dos destaques da ExpoCariri foi o Encontro de Produtores Rurais, que reuniu os sindicatos de produtores da região. Em discurso durante o evento, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou que a indústria trabalha em parceria com o setor agrícola.

“Qualquer atividade que se transforma na indústria precisa de matéria-prima, e é por isso que desde o início estamos de mãos dadas com o SENAR e a FAEC, juntamente com o Sebrae, para dizer que a gente precisa desenvolver esse estado, e para fazer isso, a gente tem que estar olhando para quem está produzindo. Fico muito feliz de ver aqui um laboratório a céu aberto, uma coisa espetacular. Isso só acontece se tiver a força do trabalho, a tecnologia, o entendimento com as universidades, que é onde está o conhecimento, e o cuidado para repassar isso para quem precisa e vai produzir. O que está sendo feito aqui é uma revolução, é uma mudança de mentalidade, onde todos ganham”, destacou.

Indústria e agronegócio de mãos dadas

Durante a programação do evento, foi realizada a inauguração da sede do Sistema FAEC/SENAR na região do Cariri e da primeira Sala do Empreendedor Rural do estado, em parceria com o Sebrae. A iniciativa, uma das pioneiras no Brasil, permite que os empreendedores rurais do Cariri tenham a orientação especializada de agentes treinados sobre a gestão de micro e pequenas empresas no setor agropecuário.

O projeto Algodão do Ceará, uma iniciativa fruto do trabalho conjunto entre FIEC, FAEC, Sebrae e Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará (SDE), também foi lançado na ocasião. O projeto busca reposicionar o estado no setor algodoeiro a partir da produção de uma pluma de alto valor agregado, desenvolvida pela Embrapa.

“Resolvemos fazer esse desafio com muitos amigos e muitas mãos, porque nós não conseguimos chegar a canto nenhum sozinhos, e são muito importantes as nossas parcerias. O Ricardo Cavalcante e a FIEC vão ser parceiros nossos, porque nós vamos produzir algodão para a indústria. Chegamos no Cariri para valer e para fazer história. O agronegócio mudou o Brasil e ele precisa mudar o Cariri”, ressaltou Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC).

Para o senador Cid Gomes, o Ceará tem um amplo potencial para crescer em seu setor primário, mas é necessário um trabalho constante para alcançar esse potencial.

“25% dos cearenses sobrevivem, tiram seu sustento, do setor primário, que é responsável por apenas 7% da nossa economia. Aí é que está o grande desafio. Contem comigo para fazer com que o setor primário possa ocupar o espaço que tem que ser ocupado em nosso estado”, enfatizou.

Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae Ceará, frisou que ajudar o pequeno produtor a se desenvolver é um orgulho da instituição.

“Nós do Sebrae somos movidos por desafio. O pequeno empreendedor tem o desafio de existir, porque muitas vezes é tão difícil o dia a dia dele que são ele e a família quem movem o resultado do negócio que ele tem, e aqui no Cariri não é diferente”, concluiu.

Participaram ainda da programação da ExpoCariri neste sábado o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva; o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o diretor Financeiro da FIEC e presidente do CIC, Edgar Gadelha; o diretor Regional da FIEC no Cariri, Marco Tavares; a vice-presidente Regional da FAEC, Candice Rangel; o superintendente do SESI e diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o superintendente do SENAR Ceará, Sérgio Oliveira da Silva; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Ceará, Reginaldo Braga Lobo; o presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o presidente do Sindserrarias, José Agostinho Carneiro de Alcântara; o presidente do Sincope, Dinalvo Diniz; o presidente do Sindilacticínios, José Antunes da Fonseca da Mota; o presidente do Simagran, Carlos Rubens Alencar; o diretor do Sindialimentos, André Siqueira; o desembargador Franzé Gomes; o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos; o empresário Raimundo Delfino, além de prefeitos dos municípios do Cariri e representantes dos sindicatos de produtores rurais, entre outros.