Parceria do SENAI Ceará e SAP, qualifica 19 mil, dos 21.500 internos do sistema prisional do CE

Os cursos fazem parte do Projeto 'Sou Capaz', do SENAI Ceará.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado do titular da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado (SAP), Mauro Albuquerque, entregou 138 certificados de capacitação profissional a internos da Unidade Penal Itaitinga II, no município na região metropolitana de Fortaleza.

Dirigentes da FIEC, Sesi e Senai, da Secretaria de Administração Penitenciária e da unidade prisional de Itaitinga

Até o final do ano, 19 mil, dos 21.500 internos, serão capacitados.

“É muito gratificante saber que estamos cumprindo o nosso papel social de oferecer os cursos do SENAI Ceará para que internos possam ter oportunidades concretas de novas vidas, através de conhecimento e do trabalho. Queremos reforçar a parceria do Sistema FIEC com a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado, destacando o trabalho do Secretário Mauro Albuquerque, e também estender os nossos agradecimentos ao ex-Governador do Ceará Camilo Santana e a Governadora Izolda Cela”, destacou o presidente da FIEC.

Os internos participaram dos cursos de pintor, pedreiro, gesseiro e instalador hidráulico. Os cursos fazem parte do Projeto ‘Sou Capaz’, do SENAI Ceará.

“Os cursos do SENAI Ceará tiveram duração de 160 horas, em vinte dias, e são considerados um sucesso. Tanto que eles não ficaram somente na teoria e construíram quatro salas de aula, aqui mesmo nessa unidade. É a prova que estamos no caminho certo. Qualificando e, assim, garantindo uma oportunidade no mercado de trabalho para que, em uma segunda chance, eles possam desfrutar da cidadania e engrandecer a sociedade”, disse o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A iniciativa foi celebrada pelo Secretário da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

“É hora de enaltecer essa grande parceria firmada com o Sistema FIEC. Com isso, estamos proporcionando dignidade para os internos para que ao saírem do sistema carcerário consigam se encontrar em uma profissão, prestem serviços à coletividade e, assim, não voltem a praticar crimes. Os nossos números mostram que a taxa de reincidência está caindo de forma significativa, o que fortalece a nossa missão”, concluiu o Secretário.

Ricardo Cavalcante homenageia secretário Mauro Albuquerque com uma placa

Fotos: Ascom Fiec